Cinquenta alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental do CIEP Profª Maria Nilde Macelani, do bairro Jaguari, participaram na sexta-feira (25) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala. A mesa diretora foi composta por Ariane Heloise de Carvalho (presidente), Maria Luiza Mairelles Santos (primeiro secretário) e Leonardo Deivid da Cruz Vommer (segundo secretária). Foram discutidos quatro projetos de lei, três requerimentos e duas moções.
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Paulo Chocolate (PSC), e o vereador Adelino Leal (PT) acompanharam a sessão simulada e entregaram os certificados de participação aos vereadores mirins.
Projetos
Sete projetos de lei foram aprovados pelos vereadores mirins:
- Dispõe sobre consertos/reparos e colocação de postos de iluminação pública para os bairros Jaguari e Nova Carioba.
- Dispõe sobre a sinalização nas ruas dos bairros Jaguari e Nova Carioba, próximo às unidades escolares.
- Dispõe sobre a criação de uma área de lazer que atenta aos bairros Jaguari e Nova Carioba.
- Dispõe sobre a construção, aumento de espaço físico de unidade escolar municipal e outras providências na cidade de Americana.
- Dispõe sobre a criação de um Hospital Veterinário Público na cidade de Americana.
- Dispõe sobre o tratamento básico de esgoto no Ribeirão Quilombo em Americana.
- Dispõe sobre a coleta seletiva de lixo doméstico na cidade de Americana.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Assessoria de Comunicação