Vinte e nove alunos do terceiro ano do Ensino Médio da EE Profª Risoleta Lopes Aranha, do bairro São Domingos, participaram nesta terça-feira (05) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala. A Mesa Diretora foi composta por Tiago Henrique de Morais (Presidente), Maria Victória Busnardo (Primeira Secretária) e Wesley Danilo Martins Barbosa (2º Secretário). Foram discutidos cinco projetos de lei e três requerimentos.
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Paulo Chocolate (PSC), acompanhou o andamento da sessão simulada e entregou os certificados de participação.
Projetos
Cinco projetos de lei foram aprovados pelos vereadores mirins:
- Autoriza a Poder Executivo a firmar convênio junto às faculdades da cidade para fornecer estágio aos alunos do curso de Educação Física;
- Autoriza o Poder Executivo a criar o “Projeto Cultural e Ambiental” no município de Americana;
- Dispõe sobre a criação do Sistema Cicloviário de Americana;
- Cria a Faculdade Municipal da Melhor Idade;
- Dispõe sobre a criação de equipes multidisciplinares formadas por psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais nas Unidades Básicas de Sáude;
Requerimentos
Três requerimentos foram discutidos e aprovados:
- Solicita informações do Poder Executivo sobre a revitalização dos poços artesianos;
- Requer informações sobre a ampliação da coleta seletiva nos bairros da cidade;
- Solicita informações sobre a criação de um centro de apoio e qualificação profissional para os flanelinhas”;
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Texto e foto: Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação