II Semana do Software Livre de Americana será de 6 a 11 de junho no Teatro de Arena e Unisal


A II Semana do Software Livre de Americana, realizada pela Assessoria de Informática da Prefeitura Municipal, Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) – Campus Dom Bosco, Portalcon e Gidam (Grupo de Inclusão Digital de Americana), acontecerá na semana de 6 a 11 de junho, no Teatro de Arena “Elis Regina” e no auditório do próprio campus. O evento tem o apoio do vereador Celso Zoppi (PT), um dos membros da Comissão de Incentivo e Implantação de Software Livre de Americana e Região e organizador também da I Semana, realizada em setembro do ano passado.
O evento contará com palestras, minicursos e install fest (instalação do programa nas máquinas) e o tema desse ano é "Software Livre e o Mercado de Trabalho", onde será focado o Software Livre como uma tecnologia que vem crescendo e se destacando a cada dia junto com a sua forte aderência ao mercado de trabalho,especialmente o brasileiro. As palestras são gratuitas e os minicursos – que serão ministrados na sede do Portalcon - custam R$ 35,00 por inscrição. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial www.slamericana.org.br.
De acordo com a página da Internet, a linguagem específica utilizada e soluções simples para problemas complexos junto com casos de sucesso a adoção de software livre em empresas e discussões polêmicas, como os programas Java e Python, são alguns dos assuntos abordados. “A primeira semana realizada teve por objetivo divulgar a tecnologia e treinar os interessados sobre o uso do software livre para os diversos setores sociais. Dessa vez o assunto será aprofundado, levando em conta a utilização já freqüente no mercado de trabalho e os avanços ainda necessários”, explicou o vereador. 
Software Livre é um projeto que consiste basicamente no desenvolvimento coletivo e compartilhado de programas de computador sem o pagamento de licenças, trazendo economia ao Poder Público, empresas e usuários em geral, “por isso a importância de se discutir e implantar no maior número de lugares possível, inclusive Prefeituras e Câmaras Municipais”, complementou Zoppi, autor da Lei Municipal nº 3586/2001, que dispõe sobre a utilização de Softwares Livres (programas e sistemas de computadores abertos) pelo Poder Público.
As palestras gratuitas serão ministradas por especialistas do Software Livre do cenário estadual e nacional nos dias 06, 07 e 08, com os temas “Python X Java”, “Linux no Mundo Real” e “Gimp”. No dia 09 serão discutidos casos de sucesso com a implantação na Prefeitura de Amparo e Fundação de Saúde de Americana (Fusame) e no dia 10 o tema será “Desmistificando a Segurança em Servidores Linux”. Todas as palestras acontecerão das 19h30 às 22 horas, no Teatro de Arena, com exceção do último dia (11), quando três palestrantes encerrarão as atividades no auditório do Campus Dom Bosco, das 9 às 15h30.




Publicado por: Assessoria de Comunicação