Projeto “Câmara Jovem” recebe 1,5 mil alunos em 2013


Visualize fotos

A edição de 2013 do projeto educacional “Câmara Jovem” teve seu encerramento na terça-feira (12), com a realização da última sessão simulada pelos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental da EE Profª Maria do Carmo Augusti, do bairro Jardim Mário Covas.
Neste ano, cerca de 1.500 estudantes de vinte e duas escolas do município participaram das sessões simuladas. Durante as sessões, os vereadores mirins debateram projetos de lei, requerimentos, moções e indicações. As propostas foram elaboradas na primeira etapa do projeto, com o auxílio da coordenadora pedagógica Célia Gobbo, em reuniões realizadas nas escolas para apresentação dos trabalhos do Legislativo e eleição dos vereadores.
As sessões foram registradas pela TV Câmara, que cedeu as gravações para as escolas. Além disso, todos os vereadores mirins que participaram receberam transporte, lanche e certificados. O projeto, realizado pela Câmara Municipal de Americana, contou com o apoio da Panificadora Americana.
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Paulo Chocolate (PSC), parabenizou a dedicação dos alunos e a qualidade das sessões simuladas. “A edição deste ano foi sucesso, muito bem recebida pelas escolas. Notamos o empenho dos alunos, professores e diretores. O Câmara Jovem desperta a vida política nos alunos, introduzindo a eles a rotina da Casa. Esta é uma atividade que tem meu total e irrestrito incentivo no tocante à sua realização. Contamos com a presença de todas as escolas na sequencia do projeto no ano que vem”, destacou.
Assuntos debatidos
Os temas mais debatidos durante as sessões simuladas envolveram a revitalização de espaços públicos, a saúde e o lazer. Entre as propostas, estão a implantação e melhorias de áreas de lazer nos bairros da cidade e melhor infraestrutura nos postos de saúde. Outro assunto bastante discutido foi o transporte público, em que os alunos debateram propostas que previam melhores condições das frotas, mudanças nas linhas dos ônibus e o aumento da acessibilidade para cadeirantes. As propostas apresentadas pelos vereadores mirins são encaminhadas à Comissão de Legislação Participativa da Câmara, que analisa o material produzido para transformar em indicação a ser encaminhada ao Poder Executivo.
Assessoria de Comunicação