Câmara entrega título de cidadão americanense a Josevan Lima da Silva em sessão solene nesta sexta


A Câmara Municipal de Americana realiza nesta sexta-feira (22) sessão solene de entrega de título de cidadão americanense ao senhor Josevan Lima da Silva, pelos relevantes serviços prestados ao município. A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Thiago Brochi (PSDB).
A solenidade acontece no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo, pelos canais 4 da NET Digital e 96 da NET convencional.
Biografia
Josevan Lima da Silva nasceu na cidade de Campina Grande, na Paraíba, em 13 de dezembro de 1971. Filho de José Barbosa da Silva e Judith Lima da Silva, possui dois irmãos: Josenilson e Jobert Lima da Silva. Casado com Maria Sônia Brasileira Umbelino da Silva, e pai de Jordana Brasileira da Silva. Chegou a Americana em janeiro de 2011, aos 39 anos.
Ingressou nas fileiras do exército em 1990, no 31º Batalhão de Infantaria Motorizado de Campina Grande, onde realizou o Curso de Formação de Cabos e também o Curso de Formação de Sargentos Temporários. Em 1992 foi promovido na mesma data a cabo e a 3º Sargento Temporário. Após concluir o curso de formação de sargentos na Escola de Sargentos das Armas de Três Corações/MG, foi promovido em 1993 a 3º Sargento da arma de Infantaria de Carreira.
Foi designado em 1994 para se apresentar ao 54º Batalhão de Infantaria de Selva em Humaitá, no Amazonas. Lá permaneceu até 1996, quando foi transferido para o 24º Batalhão de Caçadores, em São Luis, no Maranhão, onde foi promovido à graduação de 2º Sargento.
Em 2003 apresentou-se na Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas, a fim de realizar o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos. Ao término do curso, foi classificado no 12º Batalhão de Suprimentos em Manaus, apresentando-se à sua nova unidade em 03/11.
Foi promovido à graduação de Primeiro Sargento e permaneceu no batalhão até 2010, quando foi então designado para ser Instrutor do Tiro de Guerra 02-045 em Americana. Apresentou-se ao tiro de guerra em 15/01/2011, até hoje prestando relevantes serviços para o município e para o país.
Como instrutor do tiro de guerra 02-045 de Americana, Josevan Lima da Silva participou da formação militar de quase trezentos jovens da cidade de Americana. Atuou em diversas campanhas sociais, como as campanhas do agasalho e campanhas de arrecadação de alimentos e de remédios. Foi Josevan quem sugeriu a realização de panfletagem e recolhimento de doações através de pontos fixos como supermercados, Unidades Básicas de Saúde, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e outros.
É o responsável pela Guarda de Honra e Guarda Bandeira do Tiro de Guerra, função de grande responsabilidade. Participou de diversos desfiles militares, e juntamente com os atiradores de Americana participou do aniversário da cidade de Santa Rita do Passa Quatro.
Participou juntamente com a ONG Barco Escola da limpeza e reflorestamento das margens da represa de Salto Grande nos anos de 2011 e 2012. Foi decisivo na doação das viaturas da ANP para o Tiro de Guerra de Americana.
Homenagens
O título de Cidadão Americanense é entregue às pessoas nascidas em outras cidades e o de Cidadão Emérito é conferido àquelas nascidas no município. Em ambos os casos, os homenageados são pessoas que prestaram serviços públicos relevantes à cidade.
Assessoria de Comunicação