O vereador Moacir Romero (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei em que dispõe sobre a aplicação de multas eletrônicas de avanço de sinal em semáforos no município.
De acordo com a propositura, as multas só poderão ser aplicadas em locais cujos semáforos possuam dispositivo de contagem de tempo visível ao público. “O projeto visa corrigir uma distorção na aplicação de multas eletrônicas e, ao mesmo tempo, aumentar a segurança de motoristas e pedestres, de modo a diminuir drasticamente o número de acidentes nos cruzamentos da nossa cidade”, afirma.
Para Moacir, os semáforos sem contadores fazem com que os motoristas acelerem acima dos limites legais de velocidades. “Com esse procedimento, correm risco de causar e sofrer acidentes, assim como atropelar pedestres que atravessam pelas faixas de segurança. Nos semáforos com contadores, a atenção vai sendo despertada com mais distância e o condutor tem a noção exata do momento em que acontecerá a troca de cores do sinal, podendo parar ou atravessar com mais prudência e segurança”, aponta.
O projeto de lei será encaminhando às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária.
Assessoria de Comunicação