O vereador Eduardo da Farmácia (SDD) e o vereador em exercício Abílio Maia (PSDB) protocolaram na quinta-feira (30) um projeto de lei em que autorizam o Poder Executivo a implantar o Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores no município de Americana.
De acordo com a proposta, o programa objetiva a redução do número de veículos em circulação na cidade, através de rodízio de veículos, conforme o dígito final da placa de licenciamento. “O rodízio é semelhante ao instituído na cidade de São Paulo, há mais de quinze anos em funcionamento”, apontam os autores.
Segundo o documento, o rodízio funcionaria de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 6h às 20h. “Sabemos que Americana tem uma das maiores frotas de veículos do país, em relação ao índice veículo/habitante, e o reflexo desse inchamento é visto todos os dias em nossas ruas, onde vários cruzamentos travam, aglomerando filas imensas”, afirmam.
O projeto prevê a instituição inicial do programa pelo prazo provisório de um ano, como forma de avaliar sua eficácia na cidade. “A partir dos resultados obtidos nesse período experimental, caberá à prefeitura, através da secretaria de Transportes e Sistema Viário e com a opinião pública, avaliar os benefícios em manter o programa, promover adequações à continuidade, ou encerrá-lo”, acrescentam.
“Em Americana, a adoção do rodízio de veículos neste momento não é prematura. Pelo contrário, iniciaremos um processo de educação para que não tenhamos que esperar o trânsito de nossa cidade travar para tomar uma providência emergencial, sem prazo mínimo para a adaptação”, concluem.
O projeto de lei será encaminhando às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária.
Assessoria de Comunicação