O vereador Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT), protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que solicita informações do Poder Executivo sobre a realização de projetos pelo Conselho Municipal de Cultura (ComCult) através de edital aberto em 2013.
No requerimento, Kim relata que foi informado através de artistas da cidade e por matéria publicada pela imprensa local, que os projetos promovidos do conselho não estariam recebendo os repasses para a realização de suas atividades. “Dos vinte projetos aprovados nas áreas de artes visuais, dança, folclore, literatura, música e teatro, apenas um conseguiu receber o valor total, de acordo com as informações que recebemos. Os demais receberam parte da verba programada ou, como é realidade de vários, ainda não receberam nenhum centavo para execução do projeto aprovado pelo comitê do conselho”, explica.
“Sem o pagamento dos projetos pelo ComCult, mantido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, é gerado um grande prejuízo para os munícipes da cidade que não tem opções de atividades culturais em Americana e impossibilita a geração de trabalho e renda através do desenvolvimento desses projetos, além de gerar a descontinuidade dos que já foram iniciados”, expõe Kim.
O vereador questiona no documento quais foram os projetos aprovados pelo edital de 2013. Pergunta, entre os aprovados, quais já receberam o valor total do repasse, quais receberam o valor parcial e quais ainda não receberam nenhuma parcela. Pergunta qual é a prioridade para o repasse dos valores e por qual motivo estão ocorrendo atrasos nos pagamentos. Questiona, ainda, qual a previsão para a regularização dos pagamentos de todos os projetos.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária desta quarta-feira (16).
Assessoria de Comunicação