Eduardo da Farmácia solicita providências para evitar suspensão da coleta de lixo hospitalar


Visualize fotos

O vereador Eduardo da Farmácia (SDD) protocolou nesta terça-feira (13) dois requerimentos que tratam sobre a coleta de lixo hospitalar, materiais descartáveis utilizado na aplicação de medicação, testes laboratoriais, de procedimentos médicos e de enfermagem, normalmente utilizados em hospitais, clínicas médicas e veterinárias, farmácias e drogarias, entre outros estabelecimentos que oferecem atendimento à saúde.
Segundo Eduardo, proprietários de estabelecimentos ligados à saúde o procuraram após receberem comunicado da prefeitura de Americana sobre a suspensão no serviço de coleta desses resíduos, administrado pela secretaria de Serviços Urbanos e custeado pelos estabelecimentos geradores, a partir de primeiro de junho.
Em um dos requerimentos, Eduardo pede à Prefeitura Municipal que prorrogue o prazo para a suspensão do serviço até o final do ano. “Estamos fazendo essa solicitação à prefeitura para que esses estabelecimentos possam se organizar e montar um plano de gerenciamento de resíduos, conforme manda a Lei Federal, escolhendo uma entidade para gerenciar o contrato com alguma empresa especializada para a destinação desse lixo”, afirma.
No segundo requerimento, é solicitada a realização de uma audiência pública entre os estabelecimentos de saúde geradores de resíduos, entidades de representação, empresas de gerenciamento ambiental e Poder Público, para discutirem as providencias necessárias para que a coleta desses resíduos não seja paralisada.
“A suspensão do serviço de coleta desse lixo hospitalar pode oferecer risco à população, caso aconteça descartes irregulares desse material em alguma área da cidade. Antes que esse serviço seja suspenso, tentaremos encontrar uma solução para que ninguém seja prejudicado”, conclui Eduardo da Farmácia.
Os requerimentos serão discutidos e votados pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (15).
Assessoria de Comunicação