0800- 7719701


Vereadores e técnicos da Câmara discutem modelos de Economia Solidária em Encontro Internacional



Vereadores e técnicos da Câmara discutem modelos de Economia Solidária em Encontro Internacional


Os vereadores de Americana, Marco Antonio Alves Jorge, “Kim” (PDT) e Celso Zoppi (PT), respectivamente presidente e relator da Comissão Especial de Estudos da Economia Solidária, criada neste mandato no Legislativo, discutiram e compararam modelos da economia solidária no Brasil e em outros países, durante o IV Encontro Internacional de Economia Solidária, realizada pelo Núcleo de Economia Solidária (NESOL) da USP (Universidade de São Paulo), no último final de semana (21 a 23/07). Também participaram do evento o assessor técnico da Casa, economista Newton Viana, o estagiário Michel Cantagalo e o assessor legislativo do vereador Kim, Antonio Carlos Grobman, todos membros da comissão organizadora da Conferência Municipal da Economia Solidária, realizada em Americana em 24 de maio. De Americana também estavam presentes Wilza Lisboa da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Regina Pigatto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Maria Inês Antoniolli, diretora da COOPERTETO (Cooperativa Nacional de Habitação e Construção).
 
Os temas desenvolvidos nos debates e mesas de discussão, das quais Kim participou, foram sobre os modelos de governo e economia solidária, o lugar da educação dentro da política de economia solidária e formação política e estrutural deste tipo de economia. “A importância da ênfase da economia solidária como alternativa de economia do país e não apenas para suprir situações de emergência, como dos desempregados, foi muito discutida. Verificamos, também, que ao contrário do Brasil, alguns países, como a Venezuela, a proposta de desenvolver a economia solidária partiu do governo e não da sociedade organizada, o que pode deixar o projeto mais sólido, no entanto, fica atrelado do governo que está no comando”, explicou Zoppi.

Os vereadores entendem que o planejamento econômico sendo feito por meio da participação formal das entidades no processo, por meio de cooperativas e outros braços da economia solidária é uma idéia nova, mas muito avançada no país, inclusive em Americana. “Americana é uma cidade muito desenvolvida e organizada socialmente e foi muito importante a troca de experiências entre os países vizinhos, como Argentina, Venezuela e Uruguai, comprometidos com o desenvolvimento econômico saudável, baseado nos princípios da economia solidária”.

Segundo Zoppi, a Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar (PNAD) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tem auxiliado também nos estudos da economia solidária no Brasil.


Publicado em: 24 de julho de 2006

Publicado por: CMA

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro