0800- 7719701


Professor Padre Sergio pede informações sobre cemitérios de Americana



O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações sobre os cemitérios da cidade e sugere a construção de um empreendimento vertical.

 

No documento, o parlamentar relata que aproximadamente 75% dos cemitérios do país apresentam problemas com vazamento de necrochorume (líquido resultante da decomposição dos corpos), que pode contaminar os lençóis freáticos. “A contaminação de reservas subterrâneas por esse líquido, em locais em que a profundidade da água é muito pequena, é de natureza química e microbiológica, com os materiais podendo contaminar os seres vivos de qualquer natureza, com uma série de moléstias e doenças infectocontagiosas”, aponta.

 

O parlamentar lembra que, nos terrenos com alta umidade, ocorre ainda um processo conhecido como saponificação – decomposição de moléculas das gorduras corporais, resultando em liberação de ácidos graxos. “Túmulos com rachaduras e a má gestão de resíduos sólidos em cemitérios são problemas adicionais de grande relevância. Por essas e outras, a resolução 335 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) estabeleceu que todos os tipos de cemitérios, tanto verticais como horizontais, deveriam ser submetidos a processos de licenciamento ambiental”, acrescenta.

 

No requerimento, Sergio pergunta ao Executivo se os cemitérios da Saudade e do Parque Gramado apresentam problemas com vazamentos de necrochorume e se as áreas onde estão situados podem ser consideradas de alta umidade. Questiona ainda se a prefeitura regulamenta os tipos de caixões que podem ser utilizados em Americana, para evitar a contaminação por metais, e qual a quantidade de túmulos existentes nos dois cemitérios. Além disso, o vereador pergunta sobre a possibilidade da construção de um cemitério vertical no município.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de quinta-feira (8).


Publicado em: 05 de junho de 2017

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro