0800- 7719701


Dr. Alfredo Ondas propõe moção de repúdio a compra e utilização do medicamento “Leuginase”



O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Dr. Alfredo Ondas (PMDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma moção de repúdio pela compra e utilização do medicamento “Leuginase” (aspariginase chinesa) no Brasil.

 

No documento, o parlamentar relata que no Brasil, mais de quatro mil crianças necessitam de um medicamento que tem como princípio ativo a aspariginase, essencial para conter o avanço da Leucemia Linfóide Aguda – LLA. “Os remédios usados em nosso país são produzidos por laboratórios dos Estados Unidos e da Alemanha, pois têm um nível de eficácia de até 90%. O medicamento é importado pelo governo e distribuído aos hospitais por meio do Programa de Prevenção e Controle do Câncer do Ministério da Saúde”, explica.

 

O vereador cita que em 2017 o Ministério da Saúde passou a comprar outro medicamento, a Leuginase, de origem chinesa. “Valendo-se da lei que permite a dispensa em caso de emergência ou calamidade pública, o órgão federal não teria feito licitação, somente uma pesquisa de preços entre quatro laboratórios e escolhido o produto chinês, que ofereceu o menor preço”, aponta.

 

“Médicos estão questionando a utilização do medicamento, que, segundo eles, não é seguro quanto à eficácia, pois não está documentada em nenhum estudo científico, apresentando ainda um elevadíssimo grau de impurezas, constatadas em avaliações realizadas por um laboratório brasileiro e outro americano, e, portanto, sua indicação seria uma imperícia profissional”, acrescenta.

 

Ainda no documento, o vereador lembra que a comunidade médica destaca a importância de um tratamento eficaz da leucemia. “Os pacientes raramente tem uma segunda chance, pois a doença domina o campo de batalha sem tomar conhecimento de seu adversário, e, desta forma, precisa ser combatida desde o início com a mesma voracidade, com a utilização de medicamentos de ponta e quimioterapia eficazes. A utilização de medicamentos que não tem eficácia garantida e comprovada, pode estar tirando desses pacientes a primeira, senão a única, chance de cura”, conclui.

 

A moção foi aprovada pelos vereadores na sessão ordinária de quinta-feira (8) e encaminhada pelo vereador Gualter Amado (PRB) ao ministro da Saúde Ricardo Barros, através do assessor especial Georgenor Cavalcante.


Publicado em: 09 de junho de 2017

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro