0800- 7719701


Welington Rezende discute projeto de transformação de materiais recicláveis em decoração de Natal



 

O vereador Welington Rezende (PRP) visitou na sexta-feira (28) a cidade de Santa Fé do Sul (SP) para conhecer o projeto do município que promove a transformação de materiais recicláveis em decoração de Natal, com o objetivo de implantar a ideia em Americana. O parlamentar foi recebido pelo secretário de Turismo de Santa Fé do Sul, Ruy Reis, pela chefe de gabinete, Josiane Zuri, e pela coordenadora do projeto, Josi Buosi.

 

De acordo com os organizadores, o projeto Sonho de Natal é realizado há 15 anos no município e movimenta cerca de R$ 1,5 milhão na economia local. “Por conta da decoração de 22 quilômetros, Santa Fé, que tem 30,7 mil habitantes, atrai cerca de 100 mil turistas no fim do ano”, apontaram.

 

O projeto envolve escolas públicas, comerciantes, igrejas e comunidade na transformação de materiais recicláveis como plásticos, garrafas PET e papéis em iluminação e decoração natalina. O processo de criação, logística e instalação da decoração leva um ano para ser finalizado.

 

Segundo Rezende, a intenção é implantar o projeto em Americana inicialmente na região dos bairros Parque das Nações e Morada do Sol. “A proposta foi apresentada à secretaria de Meio Ambiente, que apoiará o projeto. Um levantamento será realizado nos bairros para coleta de dados sobre o volume de lixo doméstico descartado e coleta seletiva”, afirmou.

 

“Além de injetar recursos na cidade, esse projeto piloto é uma ideia de iniciarmos uma cultura ecologicamente correta na comunidade, com moradores separando materiais recicláveis e repassando ao projeto para iluminação de Natal. São materiais que podem também serem retirados dos lixões de Americana, de terrenos baldios e dos rios. A partir dessa experiência, podemos levar no ano que vem a decoração para os principais pontos da cidade, já que demanda um ano de preparação e investimento maior”, concluiu o parlamentar.

 

* Com informações da assessoria do parlamentar

 

 


Publicado em: 31 de julho de 2017

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro