Alunos da EE Profª Maria Frizzarin participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”

Publicado em: 23 de abril de 2018

Selecione a Imagem

Quarenta alunos do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Frizzarin, do bairro Jardim Mirandola, participaram na segunda-feira (23) de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.

 

Ainda na escola, os alunos tiveram discussões de caráter interdisciplinar e atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário. Além disso, receberem o apoio dos coordenadores, professores e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas e elaboração das proposituras.

 

No plenário, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos vereadores, que acompanharam as discussões. Participaram os vereadores Odir Demarchi (PR), Thiago Brochi (PSDB), Vagner Malheiros (PDT) e Welington Rezende (PRP).

 

A mesa diretora foi composta por Weslei Fabri Alonso (presidente), Matheus de Souza Ramos (primeiro secretário) e Maria Eduarda Bruschi (segunda secretária). Foram discutidos dois projetos de lei, dois requerimentos, duas moções e cinco indicações.

 

Proposituras

 

Foi aprovado pelos vereadores mirins um projeto de lei de autoria do presidente Weslei Fabri que autoriza o Poder Executivo a criar Hospital Itinerante para melhor acesso à saúde pública.

 

Também foi aprovado um projeto de lei de autoria da vereadora Samira Rapozeira que autoriza o Poder Executivo a criar oficinas culturais e esportivas nos bairro de Americana.

 

Foram aprovadas ainda as seguintes proposituras:

 

- Requerimento de autoria da vereadora Maria Eduarda Bruschi que pede o habite-se do Condomínio Residencial Parque Áustria.

 

- Requerimento de autoria da vereadora Sara Costa que pede informações sobre a ampliação da faixa da Estrada da Servidão Bom Recreio no bairro Jardim Mirandola.

- Moção de aplausos de autoria do vereador Matheus Ramos às escolas E.E. Professora Maria Frizzarin e E.E. Professora Leny Aparecida Pagotto pelo projeto Escola da Família.

 

- Moção de aplausos de autoria da vereadora Giovana Vilela à ONG Anjos da Alegria pelo trabalho realizado.

 

- Indicação de autoria da vereadora Rafaela Chagas solicitando recapeamento nos bairros Jardim Esperança, Jardim Boer e Jardim Mirandola.

 

- Indicação de autoria do vereador Lucas Henrique Pereira solicitando troca de lâmpadas nos bairro da região do Jardim Mirandola.

 

- Indicação de autoria do vereador Emanoel Dias Pires solicitando poda e limpeza na mata próxima a Escola Professora Maria Frizzarin.

 

- Indicação de autoria do vereador Paulo Licori solicitando instalação de Posto de Saúde no bairro Jardim Mirandola.

 

- Indicação de autoria do vereador Vinicius Dechen Cordeiro solicitando construção de praça no bairro Jardim Bertoni.

 

O projeto

 

O “Câmara Jovem” é um projeto educacional em que os alunos atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Câmara Jovem

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas