Câmara entrega título de cidadão emérito a Antonio Carlos Carvalho nesta terça-feira

Publicado em: 07 de maio de 2018

Selecione a Imagem

A Câmara Municipal de Americana realiza na terça-feira (8) sessão solene para a entrega do título de cidadão emérito ao senhor Antonio Carlos Carvalho pelos relevantes serviços prestados ao município.

 

A solenidade acontece no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo, pelo canal 4 da NET, e pelo site oficial. A homenagem foi motivada por projetos de decreto legislativo de autoria do suplente de vereador Cezar Polidoro (PRP).

 

Biografia

 

Antonio Carlos Carvalho nasceu no município de Americana em 1945. Filho de João Antonio Carvalho e Maria do Carmo Carvalho. Casou-se com Thais Worschec com quem teve dois filhos, Rodrigo Antonio e Maria Leticia. Formou-se professor no Instituto de Educação Presidente Kennedy, em São Paulo. Aos 17 anos de idade, deu início à sua carreira de jornalista no Jornal O Liberal. Três anos mais tarde, foi contratado pelas rádios Tupi e Difusora de São Paulo, onde atuou como radialista e jornalista por oito anos.

 

Paralelamente desenvolveu carreira de compositor musical, tendo mais de 100 músicas gravadas por vários artistas da Música Popular Brasileira, samba e sertanejo, como Tim Maia, Wilson Simonal, Rolando Boldrin, Fafá de Belém, Paula Toller, Originais do Samba, Raça Negra, Eliana de Lima, Leonardo e Chitãozinho e Xororó, entre outros.

 

Foi produtor e diretor artístico de várias gravadoras, como a Chantecler, Continental, Warner Brothers, Polygram e RGE, nas quais auxiliou na revelação e produção de artistas como Belchior, Almir Sater, Sylvio Brito, Amado Batista, Eduardo Gudin e outros.

 

Na década de 90, Carvalho ficou conhecido como o homem que criou a febre do pagode, quando lançou a banda Raça Negra, em uma época em que a música sertaneja dominava o mercado. Também foi pioneiro na onda do axé music, sendo premiado com vários discos de ouro, platina e diamante pelo sucesso de suas produções.

 

Carvalho conviveu e trabalhou com músicos como Elis Regina, João Gilberto, Gilberto Gil e Moraes Moreira, que fazem parte da história de nosso país. Teve fundamental contribuição para a cultura musical de nosso país, enaltecendo sempre o nome de Americana.


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Sessões Solenes

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas