Antonio Carlos Carvalho recebe título de cidadão emérito em sessão solene

Publicado em: 09 de maio de 2018

Selecione a Imagem

A Câmara Municipal de Americana realizou na terça-feira (8) sessão solene de entrega do título de cidadão emérito ao senhor Antonio Carlos Carvalho, pelos relevantes serviços prestados ao município. A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do suplente de vereador Cezar Polidoro (PRP).

 

Participaram da solenidade o vereador Rafael Macris (PSDB), o suplente de vereador Cezar Polidoro e o vice-prefeito de Americana Roger Willians, além de convidados, amigos e familiares dos homenageados.

 

Durante o uso da palavra, o vereador Rafael Macris enalteceu o trabalho do homenageado.  “É uma alegria estar aqui essa noite e presidir essa sessão, pois o Carvalho é uma pessoa que representa efetivamente a cultura do nosso país e que por sorte é da nossa cidade, reside aqui e é conhecido nos quatro cantos do mundo. Por todo trabalho que ele fez, por toda representatividade dentro da cultura brasileira e mundial, levando o samba e o pagode para o mundo, é um orgulho entregar esse prêmio. Parabéns”, discursou.

 

“Quando propus essa homenagem pensei em várias coisas bacanas que o Carvalho fez pela nossa cidade, pelo fato de levar o nome de Americana por onde passou. É uma homenagem mais que justa, porque sempre o acompanhei através das mídias, e por onde ele passava, falava o nome da cidade. É um orgulho para nós, americanenses, reconhecer esse homem da música, esse poeta, produto e escritor”, falou o autor da propositura, Cezar Polidoro.

 

O homenageado utilizou a palavra para agradecer pela honraria recebida. “De todos os prêmios e troféus que ganhei, o mais importante é essa honraria que ganhei hoje, porque é uma assinatura da minha vida e conseguiu juntar meus amigos verdadeiros e minha família aqui hoje. É uma coisa fantástica, um momento de muita emoção. A música me levou para o mundo, sai navegando com a música, mas nunca deixei de lembrar de Americana, aqui é meu berço, o lugar onde me faz feliz”, comentou Carvalho.

 

Biografia

 

Antonio Carlos Carvalho nasceu no município de Americana em 1945. Filho de João Antonio Carvalho e Maria do Carmo Carvalho. Casou-se com Thais Worschec com quem teve dois filhos, Rodrigo Antonio e Maria Leticia. Formou-se professor no Instituto de Educação Presidente Kennedy, em São Paulo. Aos 17 anos de idade, deu início à sua carreira de jornalista no Jornal O Liberal. Três anos mais tarde, foi contratado pelas rádios Tupi e Difusora de São Paulo, onde atuou como radialista e jornalista por oito anos.

 

Paralelamente desenvolveu carreira de compositor musical, tendo mais de 100 músicas gravadas por vários artistas da Música Popular Brasileira, samba e sertanejo, como Tim Maia, Wilson Simonal, Rolando Boldrin, Fafá de Belém, Paula Toller, Originais do Samba, Raça Negra, Eliana de Lima, Leonardo e Chitãozinho e Xororó, entre outros.

 

Foi produtor e diretor artístico de várias gravadoras, como a Chantecler, Continental, Warner Brothers, Polygram e RGE, nas quais auxiliou na revelação e produção de artistas como Belchior, Almir Sater, Sylvio Brito, Amado Batista, Eduardo Gudin e outros.

 

Na década de 90, Carvalho ficou conhecido como o homem que criou a febre do pagode, quando lançou a banda Raça Negra, em uma época em que a música sertaneja dominava o mercado. Também foi pioneiro na onda do axé music, sendo premiado com vários discos de ouro, platina e diamante pelo sucesso de suas produções.

 

Carvalho conviveu e trabalhou com músicos como Elis Regina, João Gilberto, Gilberto Gil e Moraes Moreira, que fazem parte da história de nosso país. Teve fundamental contribuição para a cultura musical de nosso país, enaltecendo sempre o nome de Americana.


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Sessões Solenes

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas