0800- 7719701


Câmara recebe exposição sobre momento histórico e cultural da China a partir do dia 13



A Câmara Municipal de Americana recebe a exibição internacional de arte “Verdade – Benevolência – Tolerância” de 13 de novembro a 02 de dezembro, no saguão da Casa. A mostra fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, tem entrada gratuita, e traz 22 pinturas de 19 artistas chineses que se uniram para retratar, através da arte, o momento histórico e cultural da China – especialmente a luta dos seguidores do Falun Dafa, doutrina que une exercícios físicos e prática de meditação para uma melhor qualidade de vida. A doutrina é condenada pelo Partido Comunista Chinês.

 

A exposição apresenta pinturas que representam visualmente a experiência vivida pelos artistas em situações e eventos ocorridos recentemente na China. Eles se viram obrigados a sair do país e alguns foram vítimas de tortura em campos de trabalho forçado e perderam amigos e familiares.

 

O nome da exibição faz referência aos princípios que guiam a prática de Falun Dafa, baseados na verdade, benevolência e tolerância. Idealizada pelo escultor chinês Kunlun Zhang – que também sofreu por ser um praticante da doutrina, chegando a ser preso –, a mostra já passou por mais de 200 cidades e 40 países, como Alemanha, Itália, Argentina, Austrália, França, Inglaterra, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, Japão e Austrália.

 

O vereador Professor Padre Sergio (PT), que intermediou a vinda da exposição para Americana, destaca a importância da arte como forma de expressão e manifestação popular. “A exposição traz, por meio da arte, uma denúncia sobre a violação dos direitos humanos, bem como a perseguição realizada pelo aparelho repressor do Estado chinês aos praticantes do Falun Dafa. A exibição nos ensina, ademais, que o cultivo cotidiano da verdade, benevolência e tolerância pode ser um fator significativo de transformação social”, avalia.

 

Falun Dafa e a perseguição na China

 

Também conhecido como Falun Gong, o Falun Dafa é uma prática para o cultivo do corpo e da mente. Assim como o Tai Chi, oferece benefícios à saúde e é praticado em mais de 80 países. O método ensina que para a elevação e o aprimoramento integral do ser é essencial o cultivo da virtude - do caráter moral ou natureza do coração - por meio dos princípios: Verdade, Benevolência e Tolerância.

 

Desde 1999, a doutrina do Falun Dafa é proibida na China pelo regime do Partido Comunista Chinês. Relatórios de organizações de direitos humanos informam que dois milhões de pessoas estão confinadas em prisões ou em campos de trabalho forçado na China, muitas submetidas a torturas, simplesmente devido à sua relação com a prática. Mais de 3.400 mortes por torturas e abusos sob a custódia policial já foram documentadas.

  

A exposição fica aberta para visitação no saguão até o dia 02 de dezembro, nos horários de funcionamento da Câmara: de segunda a sexta, das 8h às 17h.

 

Serviço

Exibição “A Arte de Verdade Benevolência Tolerância”

De 13/11 a 02/12

Segunda a sexta, das 8h às 17h

Saguão da Câmara Municipal de Americana – Praça Divino Salvador, 5 – Jd. Girassol

Entrada gratuita


Publicado em: 10 de novembro de 2017

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro