0800- 7719701


Professor Padre Sergio questiona erradicação de árvores às margens do Ribeirão Quilombo



 

O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre a destinação da madeira resultante das podas e erradicações de árvores e mata ciliar às margens do Ribeirão Quilombo.

 

No documento, o parlamentar afirma ter constatado um grande número de árvores erradicadas ao longo do curso de água que atravessa Americana. “Grande parte das áreas às margens do Ribeirão Quilombo é de Área de Preservação Permanente, o que obriga a realização de estudos de impacto ambiental e autorização para a erradicação de árvores”, aponta.

 

“Sabemos que a cobertura florestal do Ribeirão Quilombo está bem preservada nos primeiros quilômetros próximos à nascente, porém na continuidade do seu percurso por áreas mais urbanas e conurbadas a qualidade e a quantidade de água do manancial acaba sofrendo severos impactos, segundo técnicos do programa de proteção aos mananciais do Consórcio PCJ”, acrescenta Padre Sergio.

 

No requerimento, o vereador pergunta quais providências o Poder Executivo tem tomado para preservar e recuperar a mata ciliar do Ribeirão Quilombo e se foram feitos estudos de impacto ambiental para validar as erradicações às margens do rio. Em caso de resposta positiva, pede cópia dos estudos e, se negativo, quais providências serão tomadas.

 

Questiona, também, quem é o técnico ambiental responsável para emitir autorizações para erradicar árvores no município, qual a destinação das madeiras resultante das podas de árvore e, caso as madeiras sejam comercializadas, quais empresas estão comprando a madeira resultante das podas e erradicações, qual o valor recebido por metro cúbico e qual o destino dos valores arrecadados.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, na sessão ordinária de quinta-feira (25).

 


Publicado em: 05 de janeiro de 2018

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro