Léo propõe que hospitais orientem pais sobre primeiros socorros em caso de engasgamento de recém-nascidos

Publicado em: 21 de fevereiro de 2019

Selecione a Imagem

 

O vereador Léo Alves, o Léo da Padaria (PC do B), protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei que propõe que hospitais e maternidades de Americana orientem os pais de recém-nascidos sobre primeiros socorros em casos de engasgamento.

 

De acordo com o parlamentar, o objetivo é que os familiares mais próximos saibam como agir em casos de aspiração de corpo estranho e asfixia, como forma de prevenção a casos de morte súbita de bebês. “A mídia divulga com frequência casos de engasgamento de recém-nascidos. Em várias dessas ocorrências, a rápida ação de bombeiros e policiais militares, que são preparados para agir nestas situações, têm salvo a vida de bebês. Contudo, se pais e mães tiverem a devida orientação, as chances de se evitar o pior se tornam ainda maiores, já que nesta hora existe uma batalha contra o tempo”, aponta Léo.

 

O projeto estipula que as orientações, que podem ser feitas individualmente ou em grupos, sejam dadas antes da alta do recém-nascido e determina ainda a obrigatoriedade da participação dos pais ou responsáveis legais. Prevê também que é de responsabilidade de hospitais e maternidades informar aos pais sobre a disponibilidade do treinamento.

 

“As ocorrências de engasgamento são mais comuns com líquidos, leite materno ou mesmo a saliva em bebês com menos de um ano de idade e podem sim causar a morte. Mas o pior também pode ser evitado com o conhecimento de técnicas simples e cuidados básicos de prevenção. Por sinal, algo de pleno conhecimento dos profissionais que atuam no setor de saúde”, conclui o vereador.

 

O projeto de lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores, em plenário, durante sessão ordinária.


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Léo da Padaria

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas