Vereadores participam de audiência pública da secretaria municipal de Saúde

Publicado em: 25 de fevereiro de 2019

Selecione a Imagem

A Câmara Municipal de Americana sediou nesta segunda-feira (25), no plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, audiência pública organizada pela secretaria municipal de Saúde para prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2018. Participaram os vereadores Alfredo Ondas (MDB), Gualter Amado (PRB), Maria Giovana (PC do B), Pedro Peol (PV), Thiago Brochi (PSDB), Thiago Martins (PV) e Welington Rezende (PRP).

 

Durante a audiência, o secretário municipal de Saúde, Gleberson Miano, apresentou os dados de receitas, despesas e atendimentos realizados no período. No total, foram efetuados mais de 600 mil atendimentos, entre hospitalar, atenção básica, urgência e emergência, atenção ambulatorial e atenção psicossocial.

 

Os vereadores utilizaram a palavra para apresentar questionamentos. De acordo com a vereadora Maria Giovana, é preciso haver uma abertura maior da secretaria de Saúde com relação à judicialização dos pedidos de medicamentos. “Sabemos que muitas vezes o paciente entra com o pedido devido à urgência da necessidade do remédio. É importante criar essa cultura de o usuário procurar a secretaria antes de tomar a decisão de judicializar o pedido”, comentou.

 

Segundo o secretário, já estão sendo feitos trabalhos nesse sentido. “Queremos estabelecer uma junta conciliatória pré-judicial, que ofereça uma estrutura para o paciente que procura o medicamento e não encontra disponível na rede pública”, disse Miano.

 

O vereador Gualter Amado perguntou se existem ações voltadas especificamente à população idosa. “A população de Americana está envelhecendo, hoje quase 14% da população é idosa. O município não segue o Estatuto do Idoso e não possui uma unidade geriátrica com pessoal especializado”, destacou. “Existe uma preocupação muito grande com essa questão, mas recebemos demandas de todas as esferas e temos direcionado os esforços para o Hospital Municipal. Porém existe a perspectiva de buscar melhorar”, comentou o secretário.

 

As informações completas da prestação de contas da secretaria municipal de Saúde podem ser acessadas no site http://www.saudeamericana.com.br

 

 


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Audiências Públicas

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas