Alunos da EE Profª Sebastiana Paié Rodella participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”

Publicado em: 18 de junho de 2019

Selecione a Imagem

Cerca de oitenta alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Escola Estadual Profª Sebastiana Paié Rodella, do bairro Parque da Liberdade, participaram nesta terça-feira (18) de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana.

 

As atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam as discussões. A mesa diretora foi composta por Nathalia Conrado dos Santos (presidente), Sarah da Souza Francisco (primeira secretária) e Tatiane Correa da Silva Bueno (segunda secretária). Foram discutidos dois projetos de lei, dez requerimentos, três moções e sete indicações.

 

Antes da sessão simulada, os alunos já haviam participado de discussões de caráter interdisciplinar e atividades voltadas para o desenvolvimento da cidadania e do senso crítico, recebendo o apoio dos coordenadores, professores e assessores da Câmara para pesquisas e elaboração das proposituras.

 

As proposituras debatidas e aprovadas pelos vereadores mirins:

 

- Projeto de lei de autoria da vereadora Geovana da Silva de Souza sobre as contrapartidas à cidade no caso de grandes empreendimentos imobiliários.

 

- Projeto de Lei de autoria da vereadora Giulia de Cássia Fernandes da Silva que cria o programa “Biblioteca Vai à Escola”.

- Requerimento de autoria das vereadoras Júlia Mantovani e Tatiane Correa que pede informações sobre a falta de atendimento infantil no Hospital André Luiz.

 

- Requerimento de autoria dos vereadores Rian de Sousa Ferreira e Lincoln Larocca da Cruz que requer informação sobre o prolongamento da Avenida Florindo Cibin.

 

- Requerimento de autoria da vereadora Sarah Francisco de requer informações sobre os varredores de rua.

 

- Requerimento de autoria dos vereadores Renan Eduardo Pires e Lucas Gabriel Correa que requer informações sobre a manutenção dos parquímetros da Área Azul e a volta da cobrança feita por funcionários.

 

- Requerimento de autoria do vereador Thiago da Costa Dias que requer informações sobre a manutenção da Praça Arlindo Rocha Filho, no Parque da Liberdade.

 

- Requerimento de autoria da vereadora Natalie Amansio Martins que requer informações sobre o fechamento do Posto de Saúde do Parque da Liberdade.

 

- Requerimento de autoria da vereadora Angélica Ester Justino Roque dos Santos que pede informação acerca do atendimento do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi.

 

- Requerimento de autoria dos vereadores Murilo Andrade e Matheus Roque que pede informações sobre as políticas de combate a animais peçonhentos.

 

- Requerimento de autoria do vereador Matheus Henrique que pede informações sobre a falta de professores na rede municipal de educação.

 

- Moção de Aplausos de autoria da vereadora Giulia de Cássia da Silva à professora Mayne de Fátima Ramos.

 

- Moção de Aplausos de autoria das vereadoras Júlia Mantovani e Tatiane Correa aos alunos selecionados ao Salão Internacional do Humor de Americana e à professora Luciana Flávia Silva Vital.

 

- Moção de Aplausos de autoria da vereadora Geovana da Silva de Souza à gestão e aos alunos da EE Profº Sebastiana Paié Rodella que atingiram o índice do Saresp em 2018.

 

- Indicação de autoria do vereador Lincoln Larocca da Cruz que indica limpeza da área de preservação permanente situada ás margens da Rua Serra do Mar.

 

- Indicação de autoria da vereadora Juliana Rosa Marques que sugere a instalação de academia ao ar livre na Praça Arlindo Rocha Filho.

 

- Indicação de autoria do vereador Rian de Sousa Ferreira que indica a limpeza da área de descarte irregular no final da Avenida Florindo Cibin.

 

- Indicação dos vereadores Murilo d Andrade e Matheus Roque que indica dedetização contra a dengue no bairro Parque da Liberdade.

 

- Indicação de autoria da vereadora Nathalia Conrado dos Santos que indica a colocação de tampa em galeria de água pluvial.

 

- Indicação de autoria da vereadora Danielle Vitória de Arruda que indica a divulgação da Coleta Seletiva.

 

O projeto

 

O “Câmara Jovem” é um projeto educacional em que os alunos atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Câmara Jovem

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas