Alunos da EE Profª Idalina Grandim Mirandola participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”

Publicado em: 09 de setembro de 2019

Selecione a Imagem

Cerca de cinquenta alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Profª Idalina Grandim Mirandola, do bairro Vila Bertini, participaram nesta segunda-feira (9) de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana.

 

As atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam as discussões. A mesa diretora foi composta por Rafaela Rodrigues (presidente), Júlia Vitória Trugillo Nogueira (primeira secretária) e Lorena Luiza Ravagnani (segunda secretária). Foram discutidos três projetos de lei, três requerimentos, uma moção e doze indicações.

 

Os vereadores Dr. Alfredo Ondas (MDB), Professor Padre Sergio (PT), Thiago Brochi (PSDB), Thiago Martins (PV) e Welington Rezende (PRP) acompanharam a sessão simulada e participaram da entrega de certificados aos vereadores mirins.

 

Antes da sessão simulada, os alunos já haviam participado de discussões de caráter interdisciplinar e atividades voltadas para o desenvolvimento da cidadania e do senso crítico, recebendo o apoio dos coordenadores, professores e assessores da Câmara para pesquisas e elaboração das proposituras.

 

As proposituras debatidas e aprovadas pelos vereadores mirins:

 

- Projeto de lei de autoria da vereadora Lorena Luiz Ravagnani que dispõe sobre a implantação de abrigo para moradores de rua.

 

- Projeto de Lei de autoria da vereadora Rafaela Rodrigues que dispõe sobre o desembarque de mulheres e idosos, usuários do sistema de transporte coletivo.

- Projeto de Lei de autoria da vereadora Yasmin Mikely do Prado que trata do atendimento psicológico nas escolas municipais.

 

- Requerimento de autoria do vereador Diogo Victor Barreto Ferreira, que requer informações sobre o Hospital Municipal de Americana.

 

- Requerimento de autoria do vereador Gabriel Henrique dos Santos que requer a implantação de ciclovia ligando os bairros Nova Carioba e Vila Bertini.

 

- Requerimento de autoria da vereadora Stephany Setubal Rodrigues que requer informações sobre o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde do Município e sobre a falta de médicos.

 

- Moção de Congratulações de autoria da vereadora Ludmila dos Santos Fonseca pela iniciativa da ONG “Anjos Peludos”.

 

O projeto

 

O “Câmara Jovem” é um projeto educacional em que os alunos atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Câmara Jovem

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas