Câmara entrega medalha de mérito Ayrton Senna a Fred Allan Smania em sessão solene nesta terça

Publicado em: 21 de outubro de 2019

Selecione a Imagem

 

A Câmara Municipal de Americana realiza nesta terça-feira (22) sessão solene para a entrega de medalha de mérito “Ayrton Senna” a Fred Allan Smania, pelos relevantes resultados obtidos em sua carreira no esporte.

 

A solenidade acontece no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo, pelo canal 4 da NET, pelo site oficial e redes sociais (Facebook e Youtube). A homenagem foi motivada por projetos de decreto legislativo de autoria do vereador Thiago Brochi (PSDB).

 

Biografia – Fred Smania

 

Fred Allan Smania nasceu em 15 de março de 1951, em uma casa no bairro da Conserva. Filho de Armando Smania, que foi técnico de futebol e goleiro do Rio Branco, e de Elvira Marcondes Smania. Em 1975, formou-se em Educação Física, pela PUC Campinas.

 

Fred Smania já foi "mascote" do Vasco da Gama de Americana em um desfile comemorativo ao 7 de Setembro. Este talvez seja o primeiro grande registro do personagem na história do futebol. Seu pai, Armando, já era técnico do cruzmaltino no Campeonato da Liga Americanense de Futebol e no Amador do Estado e, por isso, ficou fácil para o ainda menino se envolver com o esporte. O Vasquinho foi o campeão do desfile de 7 de Setembro de 1957 e seu pai, Armando, carregou a taça.

 

Fred é um dos personagens de maior sucesso da história do futebol americanense. Figura carimbada do esporte, ele já foi de tudo: mascote, goleiro, atacante, preparador físico, técnico, homem forte do futebol do Palmeiras, braço direito de Jair Picerni e diretor. Atuou em clubes como Rio Branco, União Barbarense, Bragantino, Ponte Preta, Guarani, Fortaleza, São Caetano e Palmeiras.

 

Hoje, com 66 anos, Fred é personal trainer, mas vem ajudando o historiador Gabriel Pitor a fazer um grande trabalho de resgate ao Vasco da Gama de Americana, time que guarda com grande carinho.

 


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Sessões Solenes

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas