Alunos da EE Prof. Martinho Rubens Bellucco participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”

Publicado em: 11 de novembro de 2019

Cerca de oitenta alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Prof. Martinho Rubens Bellucco, do bairro Praia Azul, participaram nesta segunda-feira (11) de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana.

Ainda na escola, os alunos participaram de discussões de caráter interdisciplinar e atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário. Além disso, receberem o apoio dos coordenadores, professores e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas e elaboração das proposituras.

No plenário, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam as discussões. A mesa diretora foi composta por Vitória Cristina Gomes Freire (presidente), Thaís Quaglio (primeira secretária) e Amanda Cristina da Silva Paes (segunda secretária). Foram discutidos dois projetos de lei, quatro requerimentos e duas indicações.

Os vereadores Léo da Padaria (PCdoB), Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (MDB) e Professor Padre Sergio (PT) acompanharam a sessão simulada e utilizaram a palavra para parabenizar os estudantes pela participação no projeto.

As seguintes proposituras foram debatidas e aprovadas pelos vereadores mirins:

- Projeto de lei de autoria do vereador Leonardo Ferreira Profeta que dispõe sobre a criação da Semana de Conscientização contra o Suicídio.

- Projeto de lei de autoria do vereador Vitor Eduardo Carvalho de Oliveira que dispõe sobre a fiscalização das ETE e ETA do município.

- Requerimento de autoria da vereadora Emilien Carini de Souza que requer informações sobre a saúde pública na região da Praia Azul.

- Requerimento de autoria da vereadora Ana Vitória Betin dos Santos que requer informações sobre a falta de segurança pública na região da Praia Azul.

- Requerimento de autoria da vereadora Vitória Cristina Gomes Freire que requer informações sobre área de lazer na região da Praia Azul.

- Requerimento de autoria da vereadora Thaís Quaglio que requer informações sobre educação.

- Indicação de autoria da vereadora Amanda Cristina da Silva Paes que indica revitalização da orla.

- Indicação de autoria do vereador Vítor Eduardo Carvalho de Oliveira que indica manutenção nos postes de luz.

O projeto

O “Câmara Jovem” é um projeto educacional em que os alunos atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.

Categoria: Câmara Jovem