Câmara entrega título de cidadão americanense em memória de Raul Leme Brisolla Junior em sessão solene nesta sexta-feira

Publicado em: 21 de novembro de 2019

Selecione a Imagem

 

A Câmara Municipal de Americana realiza na sexta-feira (22) sessão solene para a entrega de título de cidadão americanense em memória do senhor Raul Leme Brisolla Junior, falecido em abril deste ano, pelos relevantes serviços prestados ao município.

 

A solenidade acontece no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo, pelo canal 4 da NET, pelo site oficial e redes sociais (Facebook e Youtube). A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria de diversos vereadores.

 

Biografia – Dr. Raul Leme Brisola Jr.

 

Nascido em Rio Claro em 12 de janeiro de 1954, filho de Raul Leme Brisolla e Carolina Carvalho Brisolla, mudou-se para Americana com a família em 1955, quando seu pai, promovido na carreira de escrivão de polícia, veio trabalhar na Polícia Civil de Americana.

 

Casou-se em 1982 com Cassia Regina Georgetto Leme Brisolla. Do casamento vieram duas filhas, Daniela e Carolina, graduadas nas áreas de Direito e Economia.

 

Cursou o estudo primário no Grupo Escolar Dr. Heitor Penteado e o ginasial e o colegial no Instituto de Educação Presidente Kennedy. Advogado formado em 1977 pela Faculdade de Direito da PUC-Campinas, onde concluiu também os cursos de Especialização em Direito Público e Especialização em Direito Processual Civil, tendo também se pós-graduado em Direito Constitucional. Sócio-fundador da Brisolla Advogados.

 

Participou ativamente da vida política e social de Americana, e nos anos 70 e 80 atuou junto aos movimentos sociais que lutavam pelo restabelecimento das liberdades públicas e dos direitos individuais. Nesse período, atuou como advogado de lideranças políticas, sindicais e estudantis. Foi membro da coordenação do “Movimento Diretas Já” na cidade, a partir de 1984.

 

Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, atuou ativamente na sua formação. Foi também o primeiro candidato do PT a Prefeito de Americana, em 1982, ficando em 5º lugar entre 13 candidatos.

 

Lecionou na Escola de Comércio D. Pedro II, no curso de Técnico em Contabilidade, as disciplinas Economia e Mercado e Direito e Legislação, de 1975 a 1979. Foi membro do 4º Conselho Regional de Prerrogativas da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo.

 

Foi procurador jurídico da Prefeitura de Americana em duas oportunidades, Coordenador de Serviços Jurídicos da Fepasa – Ferrovia Paulista. Advogado da Assessoria Técnica Legislativa da Câmara Municipal de Americana de 1998 a 2010 e assessor jurídico da Mesa Diretora da Câmara de 2011 a 2018.

 

Com a criação do CONDEPHAM – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Americana em 2003, foi membro ativo do Conselho até 2016, representando a 48ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil de Americana. Foi membro do Conselho Deliberativo do Flamengo Futebol Clube de Americana, tendo sido diretor jurídico da entidade no mandato 2005-2007.

 

Com um grupo de voluntários, fundou a entidade filantrópica “Amigos na Caridade”, instituição que vem prestando auxílio gratuito aos que precisam de equipamentos hospitalares e pessoais para recuperação de sua saúde.

 

Atuante na advocacia, na vida política e na vida social de Americana, Dr. Raul contribuiu voluntariamente com inúmeras instituições locais de cunho filantrópico e assistencial, deixando por onde passou um legado de trabalho, respeito, dedicação e amor.

 


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Sessões Solenes

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas