Câmara realiza sessão solene em homenagem aos 188 anos de fundação da PM de São Paulo na sexta-feira

Publicado em: 12 de dezembro de 2019

Selecione a Imagem

 

A Câmara Municipal de Americana realiza na sexta-feira (13) sessão solene em homenagem ao aniversário de 188 anos de fundação da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A solenidade acontece no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo, pelo canal 4 da NET, pelo site oficial e redes sociais (Facebook e Youtube). A homenagem foi motivada por requerimento de autoria do vereador Thiago Brochi (PSDB).

 

Histórico

 

Criada em 1831, a partir de reunião do conselho da Província de São Paulo, presidida pelo Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, o efetivo inicial era composto por 100 homens a pé e 30 a cavalo. Em 15 de dezembro de 1831, por lei da Assembleia Provincial, foi criado o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, composto de cem praças a pé, e trinta praças a cavalo; estava fundada a Polícia Militar do Estado de São Paulo, em atendimento ao decreto Imperial baixado pelo Regente Feijó. Dentro da província (atual estado de São Paulo), a Polícia Militar, assim como o Corpo de Bombeiros, a Guarda Nacional, a Marinha e Exército Fixo, faziam parte da Força Pública de São Paulo.

 

Seus integrantes são denominados militares estaduais, assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo.  Atualmente, em efetivo, é a maior polícia do Brasil e a terceira maior Instituição Militar da América Latina, contando com aproximadamente 100 mil policiais.

 

O 19º Batalhão de Policia Militar do Interior possui 04 Companhias e 02 Bases de Segurança fixa, responsáveis pelo policiamento de 05 cidades: Americana (sede do Batalhão, da 1ª Companhia e da Força Tática), Santa Bárbara d’Oeste, Cosmópolis, Artur Nogueira e Engenheiro Coelho.

 

 O 19º Batalhão realiza o policiamento de Rádio Patrulha Padrão, Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicleta (ROCAM), Policiamento de Força Tática, Policiamento Comunitário, Policiamento de Bicicleta, Ostensivo a Pé, Ronda Escolar e Proerd.

 

Com os Programas de Policiamento instituídos pela PM, os municípios podem usufruir de segurança e acompanhamento mais completo. Desde Policiamento em Escolas a Radiopatrulha, Forças Táticas, Policiamento de Trânsito e também Comunitário.

 

Graças à Polícia Militar, a população encontra-se mais segura, mais informada e sabe com quem contar, em qualquer situação que lhes ocorra no dia-a-dia.

 

 

 


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Sessões Solenes

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas