Aniversário de 188 anos de fundação da PM de São Paulo é celebrado em sessão solene na Câmara

Publicado em: 16 de dezembro de 2019

Selecione a Imagem

 

A Câmara Municipal de Americana realizou na sexta-feira (13) sessão solene em homenagem ao aniversário de 188 anos de fundação da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A homenagem foi motivada por requerimento de autoria do vereador Thiago Brochi (PSDB).

 

Participaram o presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Luiz da Rodaben (PP), o vereador Thiago Brochi, o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Tenente Coronel PM Luiz Horácio Raposo Bordes de Moraes, o Major PM Adriano Manoel Rédua e o subcomandante do 5º Batalhão da Polícia Rodoviária, Major PM Hugo Araújo Santos, além de convidados e oficiais da polícia militar.

 

Na solenidade, foram homenageados o 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior, com sede em Americana, o Tenente Coronel PM Luiz Horácio Raposo Bordes de Moraes e o Major PM Hugo Araújo Santos, pelos relevantes serviços prestados ao município.

 

Durante o uso da palavra, o vereador autor da homenagem enalteceu o trabalho desenvolvido pela polícia militar. “Acompanho diariamente o trabalho de vocês, desde o administrativo até o pessoal que está na rua. Ser policial militar é uma vocação, e graças ao trabalho de vocês, o batalhão tem colhido bons resultados. O cidadão de bem tem que reconhecer o trabalho da polícia militar e abraçar a polícia. Que Deus continue abençoando vocês”, disse Brochi.

 

“Quando nos referimos à polícia militar, falamos de amigos, de tão próxima é a relação da polícia com a comunidade. São pessoas selecionadas, abnegadas e que colocam sua vida em risco diariamente, em qualquer momento, para defender a vida e manter a paz e a segurança. Parabéns a todos os policiais militares e, em especial, ao 19º Batalhão”, discursou o presidente da Câmara, vereador Luiz da Rodaben.

 

O Tenente Coronel PM Luiz Horácio Raposo Bordes de Moraes usou a palavra para agradecer em nome de todos os policiais militares. “A maior qualidade deste batalhão é sua força de trabalho, pois trata-se de uma equipe muito boa. Para nós, os resultados obtidos neste ano são motivo de orgulho. É um trabalho árduo, mas graças ao apoio da comunidade e de manifestações de reconhecimento como esta da Câmara, estamos alcançando resultados muito positivos. Fica aqui então, mais uma vez, o nosso agradecimento”, falou.

 

 

 

 

Histórico

 

Criada em 1831, a partir de reunião do conselho da Província de São Paulo, presidida pelo Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, o efetivo inicial era composto por 100 homens a pé e 30 a cavalo. Em 15 de dezembro de 1831, por lei da Assembleia Provincial, foi criado o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, composto de cem praças a pé, e trinta praças a cavalo; estava fundada a Polícia Militar do Estado de São Paulo, em atendimento ao decreto Imperial baixado pelo Regente Feijó. Dentro da província (atual estado de São Paulo), a Polícia Militar, assim como o Corpo de Bombeiros, a Guarda Nacional, a Marinha e Exército Fixo, faziam parte da Força Pública de São Paulo.

 

Seus integrantes são denominados militares estaduais, assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo.  Atualmente, em efetivo, é a maior polícia do Brasil e a terceira maior Instituição Militar da América Latina, contando com aproximadamente 100 mil policiais.

 

O 19º Batalhão de Policia Militar do Interior possui 04 Companhias e 02 Bases de Segurança fixa, responsáveis pelo policiamento de 05 cidades: Americana (sede do Batalhão, da 1ª Companhia e da Força Tática), Santa Bárbara d’Oeste, Cosmópolis, Artur Nogueira e Engenheiro Coelho.

 

 O 19º Batalhão realiza o policiamento de Rádio Patrulha Padrão, Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicleta (ROCAM), Policiamento de Força Tática, Policiamento Comunitário, Policiamento de Bicicleta, Ostensivo a Pé, Ronda Escolar e Proerd.

 

Com os Programas de Policiamento instituídos pela PM, os municípios podem usufruir de segurança e acompanhamento mais completo. Desde Policiamento em Escolas a Radiopatrulha, Forças Táticas, Policiamento de Trânsito e também Comunitário.

 

Graças à Polícia Militar, a população encontra-se mais segura, mais informada e sabe com quem contar, em qualquer situação que lhes ocorra no dia-a-dia.

 


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Sessões Solenes

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas