Medalha de mérito “Ayrton Senna” é entregue pela Câmara a Jair Henrique Souza Porfírio em sessão solene

Publicado em: 18 de dezembro de 2019

Selecione a Imagem

 

A Câmara Municipal de Americana realizou na terça-feira (17) sessão solene para a entrega de medalha de mérito “Ayrton Senna” a Jair Henrique Souza Porfírio pelos relevantes resultados obtidos no esporte. A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Rafael Macris (PSDB).

 

Participaram os vereadores Professor Padre Sergio (PT) e Rafael Macris, o vice-prefeito de Americana Roger Willians (PSDB), convidados, amigos e familiares do homenageado.

 

Durante o uso da palavra, o vereador autor do decreto legislativo que motivou a concessão da medalha falou sobre a história de superação do atleta. “Jair, você é um exemplo de superação, um exemplo do esporte como uma das mais importantes ferramentas de transformação social. E mais do que o esporte, o que fez você chegar tão longe foi o seu coração, o seu carisma, carinho, amizade e o jeito que lida com as pessoas. É um prazer estar aqui propondo essa homenagem”, disse Macris.

 

O homenageado agradeceu pela concessão da medalha e dedicou a honraria a seu pai. “Como todos viram minha história foi algo inacreditável, agradeço aos amigos presentes e também pela minha família que sempre me proporciona momentos maravilhosos. E não posso me esquecer de agradecer ao meu pai, que se não tivesse dado o passo de me adotar, eu não sei onde estaria.  ele, que dia e noite sempre me cobra e nunca desistiu de mim,  ele foi o foco para que eu viesse a conquistar minhas medalhas. E essa medalha é mais dele do que minha´’, discursou Jair.

 

Biografia – Jair Henrique Souza Porfírio

 

Jair Henrique Souza Porfírio nasceu em 31 de agosto de 1994 na cidade de Araçatuba, onde residiu com seus pais biológicos Rosangela Rodrigues de Souza e Jair Porfírio até 1996, quando a família resolve se mudar para Santos. Ao completar seis anos de idade, os pais biológicos se divorciaram, fazendo com que retornasse para a cidade de Araçatuba junto com seu pai e suas duas irmãs.

 

A família sempre passou por grandes dificuldades financeiras, o que fez com que Jair fosse adotado pela senhora Francisca Palheiros dos Santos e pelo senhor Sérgio Carlos dos Santos, que o conheciam desde criança e já possuíam grande afeto por ele.

 

O pai adotivo, Sr. Sérgio sempre gostou e teve grande contato com a área esportiva, sendo jogador de futebol amador, o que acabou influenciando a vida do Jair e sua escolha pelo esporte.

 

Durante sua trajetória Jair praticou vários tipos de esportes como futebol, natação e futsal, até que em 2008 conheceu o atletismo, através de um tio cadeirante, Sr. Ernesto Pereira Lemes.

 

Começou a competir profissionalmente em 2012, conquistando vários títulos e medalhas desde estão. É campeão Brasileiro desde 2013 no Dardo, recordista das Américas desde 2015, recordista mundial em 2016. Atual recordista brasileiro no peso. Suas maiores competições foram os Opens (Gran Prix) de 2016 e o atual em 2019, pela primeira convocação pela seleção brasileira.

 

Jair foi convocado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro no último dia 16 de julho para os jogos Parapan-Americanos - Lima 2019. Foi medalha de ouro no lançamento de dardo categoria F41 e medalhista de bronze no arremesso de peso categoria F40/41, alcançando sucesso internacional.

 


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Sessões Solenes

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas