Alunos da oitava série do EE Prefeito Antonio Zanaga participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”

Publicado em: 22 de maio de 2012

Selecione a Imagem

Sessenta alunos da oitava série da EE Prefeito Antonio Zanaga, localizado no bairro Antonio Zanaga, participaram na tarde desta terça-feira (22), no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala. A Mesa Diretora foi composta por Vitória da Costa (presidente), Mariana Sanchez (primeira secretária), e Adrielle Neves (segunda secretária). Foram discutidos cinco projetos de lei e dois requerimentos.
Concurso público
Entre os projetos apresentados, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores mirins o projeto de lei de autoria dos alunos Vitor Silva e Giovana Buzoni, que regulamenta a obrigatoriedade de prestação de concurso público para ocupação de todos os cargos do serviço público municipal.
Toque de recolher
Também foi aprovado pelos vereadores mirins o projeto de lei, de autoria dos alunos Karina Ferreira e Guilherme Geia, que institui o toque de recolher para menores de 16 anos no município. A propositura prevê que menores desacompanhados dos pais, frequentando áreas públicas como bares, restaurantes e clubes após as 23h, serão encaminhados ao Conselho Tutelar de Americana.
Requerimentos
Três requerimentos foram discutidos e aprovados por unanimidade pelos vereadores mirins: um solicita informações e providências do Poder Executivo sobre a segurança nas escolas estaduais, municipais e particulares de Americana; e outro solicita informações do Poder Executivo sobre o Projeto Cultura nas praças.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Texto e foto: Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação


Categoria: Notícias da Câmara

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas