0800- 7719701


Com reuniões das subcomissões, Fórum Municipal Americana 2020 encerra primeira etapa



Com as reuniões das subcomissões de Saúde e de Direitos Humanos realizadas nesta segunda-feira (22), foi encerrada a primeira etapa dos trabalhos do Fórum Municipal Americana 2020. No total, foram onze dias de atividades, com as subcomissões se reunindo na Câmara Municipal para debaterem as metas a serem apresentadas para os próximos dez anos da cidade.
Os apontamentos das 22 subcomissões serão discutidos na próxima etapa: a reunião das comissões temáticas, em que as metas serão analisadas, debatidas, ampliadas e revisadas para a apresentação na terceira etapa, que compreende as audiências públicas com a participação da população, no Plenário da Câmara. Ao final do processo, será elaborado o documento “Americana 2020: Crescimento Participativo”, que servirá de diretriz para o planejamento da cidade nos próximos anos.
Metas
No total, foram apresentadas mais de duzentas metas pelas 22 subcomissões. As subcomissões de Emprego e de Direito do Idoso, presididas pelo vereador Adelino Leal (PT), sugeriram como principais metas a qualificação profissional especializada e a atenção ao disposto no Estatuto do Idoso. Por sua vez, as subcomissões de Obras e Urbanismo, presididas pelo vereador Antonio Carlos Sacilotto, debateram, entre outros assuntos, a questão da água e a necessidade de construção de novos viadutos para desafogar o trânsito da cidade.
Nas subcomissões de Segurança e Região do Polo Têxtil, presididas pelo vereador Capitão Crivelari (PP), as principais metas apresentadas foram a integração entre as forças policiais e um maior investimento no setor têxtil. Já as subcomissões de Cultura e Esporte, presididas pela vereadora Divina Bertalia (PDT), tiveram como propostas centrais o investimento da iniciativa privada e uma maior divulgação das atividades dos dois setores.
As subcomissões de Saúde e Promoção Social, presididas pela vereadora Leonora do Postinho (PPS), discutiram, entre outros temas, os principais problemas enfrentados pela saúde do município, a mendicância e a falta de informações da população sobre o trabalho da Promoção Social. Por sua vez, as subcomissões de Habitação e Legislação participativa, presididas pelo vereador Marco Antonio Alves Jorge – Kim (PDT), apresentaram como metas um maior apoio aos projetos habitacionais de interesse social e aumento da participação popular no Poder Legislativo.
Presididas pelo vereador Odair Dias (PV), as subcomissões de Educação e Meio Ambiente propuseram como objetivos primários a ampliação do número de escolas, o combate à poluição e a preservação ambiental. Já as subcomissões de Comércio e de Indústria, presididas pelo vereador Oswaldo Nogueira (DEM), apresentaram, dentre outras, as metas de valorização do comércio local e incentivos para atração de novas empresas.
Nas subcomissões de Serviços Públicos e Prestação de Serviços, presididas pelo vereador Paulo Chocolate (PSC), as principais metas propostas foram a qualificação profissional e um maior apoio do Poder Público às entidades assistenciais. Por sua vez, as subcomissões de Transporte Coletivo e Pessoas com Deficiência tiveram como objetivos primários a instalação de abrigos nos pontos de ônibus e o aumento da acessibilidade em todos os setores. Finalmente, as subcomissões de Direitos Humanos e de Relações da Juventude e Lazer, presididas pelo vereador Valdecir Duzzi (PSDB), apresentaram como principais metas a inserção dos direitos humanos no cotidiano da sociedade e o aumento das opções de lazer na cidade.
Programação
Confira a programação das reuniões das comissões temáticas, segunda etapa do Fórum Municipal Americana 2020. Todas as reuniões acontecem às 19h30, no terceiro andar da Câmara Municipal, e envolvem os oito membros (quatro de cada subcomissão):
23/03 – Comissão de Segurança e Região do Polo Têxtil (ver. Capitão Crivelari)
24/03 – Comissão de Direito do Idoso e Emprego (ver. Adelino Leal)
Comissão de Saúde e Promoção Social (ver. Leonora do Postinho)
26/03 – Comissão de Obras e Urbanismo (ver. Antonio Carlos Sacilotto)
29/03 – Comissão de Direitos Humanos e Relações da Juventude e Lazer (ver. Valdecir Duzzi)
Comissão de Educação e Meio Ambiente (ver. Odair Dias)
30/03 – Comissão de Comércio e Indústria (ver. Oswaldo Nogueira)
Comissão de Esporte e Cultura (ver. Divina Bertalia)
31/03 – Comissão de Habitação e Legislação Participativa (ver. Marco Antonio Alves Jorge - Kim)
Comissão de Serviços Públicos e Prestação de Serviços (ver. Paulo Chocolate)
05/04 - Comissão de Pessoas com Deficiência e Transporte Coletivo (ver. Reinaldo Chiconi)
06/04 a 27/04 – Audiências Públicas para aprovar ou vetar os pontos levantados, no Plenário da Câmara Municipal de Americana.
05/05 a 21/05 – Elaboração do relatório denominado “Americana 2020 – Crescimento Participativo”.
26/05 – Solenidade de encerramento às 19h30, no Teatro Municipal “Lulu Benencase”, e apresentação do relatório final.
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro