0800- 7719701


Comissão de Segurança e Região do Polo Têxtil do Fórum Americana 2020 define metas para audiência pública



A comissão de Segurança e Região do Polo Têxtil do Fórum Municipal Americana 2020, presidida pelo vereador Capitão Crivelari (PP), reuniu-se nesta terça-feira (23) na Câmara Municipal de Americana. Esta foi a primeira reunião das comissões, dando início à segunda etapa do Fórum. Na fase inicial, as 22 subcomissões se reuniram e apresentaram metas específicas para cada setor.
A comissão é composta pelos membros da subcomissão de Segurança – o comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar de Americana, Capitão Hugo Araújo dos Santos, o delegado do 1º Distrito Policial de Americana, Dr. Claudiney Albino Xavier, o diretor da GAMA, Marcelo de Barros Feola, e o perito criminal e chefe do Instituto de Criminalística de Americana, Dr. Edvaldo Messias de Barros – e pelos membros da subcomissão de Região do Polo Têxtil – o assessor do Sindicato dos Têxteis de Americana, Luciano Domiciano da Silva, o diretor do Sincovam (Sindicato do Comércio Varejista de Americana), Vitor Fernandes, o vice-presidente da SOAJAZ (Sociedade Amigos de Bairro do Jardim da Paz), Antonio José Fernandes e o vice-presidente do Sinditec (Sindicato das Indústrias de Tecelagem de Americana), Dilézio Ciamarro.
Durante a reunião, foram avaliadas e revistas todas as metas apresentadas nas reuniões das subcomissões, adequando a redação para apresentação na audiência pública da comissão. Para o presidente da comissão, além da definição das propostas foi importante a troca de ideias entre os membros das duas subcomissões.
“Nesta reunião apareceram algumas propostas que intercalaram opiniões da segurança pública para com o polo têxtil e vice-versa. Isso amadureceu muito a discussão, porque temos subcomissões tratando de contextos diferentes, mas que acabaram chegando a um consenso, o que indica que o Fórum esta no caminho certo. Ao término, quando unirmos todas essas subcomissões em uma audiência pública só, chegaremos a um pensamento coletivo da nossa cidade”, afirmou.
Crivelari citou como exemplo o documento apresentado pelo diretor do Sincovam, Vitor Fernandes – membro da subcomissão da Região do Polo Têxtil – para ser anexado ao projeto de lei complementar ao Plano Diretor do município, ainda em tramitação na Câmara, que trata do plano municipal de segurança pública. “É uma iniciativa importante, porque ainda cabem emendas ao projeto e este texto pode trazer contribuições muito ricas”, disse o parlamentar.
Além de ratificarem as propostas apresentadas na primeira etapa, os membros da comissão também sugeriram novas metas. De acordo com o vice-presidente do Sinditec, falta mão de obra qualificada e formação de profissional para a área têxtil do município. “Temos esse problema muito grande na captação de trabalhadores no mercado”, relatou. Dentre as novas metas traçadas para a Região do Polo Têxtil, estão a instalação de posto de atendimento ao empreendedor do Sebrae, a criação de minidistritos industriais direcionados às micro e pequenas empresas, a articulação para que o aeroporto municipal participe do fluxo operacional do aeroporto de Viracopos, e investimentos em infraestrutura de acesso e escoamento da produção têxtil.
Para Crivelari, o resultado da reunião foi muito positivo. “O trabalho de hoje superou as expectativas, pela maneira rápida, prática e eficiente com que os profissionais que aqui estiveram, tanto da Região do Polo Têxtil quanto da segurança pública. Então nós pudemos, além de acrescentar novas ideias, compactar aquilo que fizemos na primeira reunião. Certamente poderemos levar à audiência pública o pensamento coletivo desses profissionais”, concluiu.
As metas reunidas serão apresentadas e discutidas com a população na audiência pública da comissão, que acontece no dia 09 de abril, às 19h30, no Plenário da Câmara. A audiência é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 4 da Net digital e 96 da Net convencional). Para mais informações sobre o Fórum Municipal Americana 2020, acesse a página especial no site da Câmara
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro