0800- 7719701


Câmara entrega prêmio “Trote Solidário”, que arrecada muitos donativos



 

A Câmara Municipal de Americana realizou na sexta-feira (26) a entrega do Prêmio de Cidadania “Trote Solidário”, que será concedido anualmente pela Casa. Quatro instituições de ensino se inscreveram e desenvolveram projetos sociais envolvendo os alunos veteranos e os calouros, em uma ação que substituiu a violência do chamado trote, por ações como arrecadação de donativos.
A vencedora do premio foi a FAM (Faculdade de Americana) que desenvolveu com os alunos o projeto “Trote Solidário - Colorindo Vidas”. Os calouros que participaram do projeto arrecadaram 583 itens e montaram 170 kits com material escolar completo que foram doados aos alunos da Casa Abrigo Novo Amanhecer, que atende 25 crianças de cinco a onze anos e a Associação de Promoção ao Menor de Americana - APAM, que atende 150 crianças de uma sete anos. O foco do projeto apresentado pela FAM foi incentivar os alunos novatos a participarem de trabalhos voluntários.
Karina Mometti, do Núcleo Integrado de Comunicação e Marketing da FAM, explicou que a faculdade, desde 2005, incentiva o trote solidário. “Antes, essa trabalho era feito por cada coordenação de curso e a partir do convite da Câmara, este ano foi implantada a campanha ‘Trote Solidário- Colorindo Vidas’, incentivando os alunos ao voluntariado e esse trabalho é feito durante todo o ano com os alunos”, destacou.
O Centro Unisal recebeu Menção Honrosa pelo importante trabalho que desde 2008 desenvolve com os calouros que é a “Gincana da Solidariedade”. Em 2010 a instituição arrecadou quase uma tonelada de alimentos, além de roupas, brinquedos e produtos de limpeza, todos doados à Casa de Dom Bosco, que atende crianças carentes de Americana e também famílias carentes da cidade.
Também receberam Menção Honrosa a Escola Técnica Polivalente, que arrecadou alimentos e produtos de limpeza, que foram doados à promoção social do município, e a Faculdade de Tecnologia de São Paulo - Fatec, que também arrecadou alimentos e produtos de limpeza e doou à AAMA (Associação de Amparo ao Menor de Americana).
Para o vereador Capitão Crivelari (PP), autor do prêmio, o objetivo de eliminar o trote violento na cidade foi alcançado. “Superou nossas expectativas de quando propusemos o prêmio e cumprimos o nosso o objetivo, pois em nossa cidade não tivemos um único registro de trote violento”, destacou.
O presidente da Câmara Municipal, Cauê Macris (PSDB), falou sobre a importância da integração do estudante junto à sociedade. “É fundamental utilizar esse momento importante do jovem, que é o ingresso na universidade, para estimular a vontade de se engajar em ações que envolvam o ambiente escolar de uma forma solidária”, disse.
Participaram também da solenidade os quatro membros da comissão que analisaram os trabalhos realizados pelas instituições de ensino, eles enalteceram todos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e escolas participantes. “A escolha de uma instituição de ensino foi algo simbólico diante do ótimo trabalho que todos desenvolveram”, lembrou Pedro Feltrin Nali, diretor de ensino da Secretaria Municipal de Educação, um dos membros da comissão julgadora.
Prêmio
O Prêmio de Cidadania “Trote Solidário” foi criado por meio do projeto de Decreto Legislativo nº. 7/2009, de autoria do vereador Capitão Crivelari aprovado em março de 2009. “O objetivo é reduzir cada vez mais a violência aos alunos ingressantes e estimular a cidadania”, explicou Crivelari.
O prêmio é concedido aos cursos de nível superior e aos Centros Acadêmicos das Faculdades e Universidades de Americana que se destacarem na organização de recepções aos calouros, estimulando o exercício da cidadania, a preservação ambiental e a participação comunitária.
Assessoria de Comunicação


 


Publicado em: 29 de março de 2010

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro