0800- 7719701


Comissão de Esporte e Cultura do Fórum Americana 2020 define metas em audiência pública



A Comissão de Esporte e Cultura do Fórum Municipal Americana 2020, presidida pela vereadora Divina Bertalia (PDT), abriu na noite desta terça-feira (6) a sequência de onze audiências públicas que definirão as metas para a cidade de Americana nos próximos dez anos. O evento foi realizado no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo e contou com a participação dos membros das subcomissões de Esporte e de Cultura, além da população presente.
Durante a audiência, foram debatidas todas as metas traçadas nas reuniões da comissão. A população presente também participou, utilizando a palavra para elaborar questionamentos e apresentar sugestões de outras metas.
De acordo com Divina, um dos pontos principais comuns aos dois setores é a busca por incentivos e captação de recursos financeiros. Para isso, foi estabelecida como meta para as duas áreas a busca por dotação orçamentária com percentual fixo. “Existe uma carência de recursos, por isso os dois segmentos patinam na questão financeira. A proposta é que os orçamentos municipais já tragam percentual fixo, sugerido, de 2%. Toda a vez que se precisa cortar despesa, corta-se primeiro da cultura e do esporte e se isso ficasse assegurado nós já teríamos avançado bastante nas duas áreas”, explicou a presidente da comissão.
Ainda segundo a parlamentar, outro ponto em comum são as leis de incentivo fiscal. Durante a discussão, foi destacada a importância da revisão da lei atual, que contempla os dois segmentos. A proposta é a criação de instrumento jurídico especifico para cada segmento, para auxiliar na captação de recursos.
“O objetivo é incentivar os empresários a patrocinarem primeiro a produção cultural e esportiva local, pois as empresas quando aqui se instalam recebem benefícios e incentivos da municipalidade. Então nada mais justo que ela também retorne esse beneficio para a cidade, direcionando seu incentivo aos atletas e artistas”, afirmou Divina.
Na área cultural, o presidente da Associação Espaço Cultural Fábrica das Artes, Carlos de Souza Justi, membro da subcomissão de cultura, falou sobre a importância da criação de espaços multiculturais para atender pequenas e médias produções, tanto na área central como nos bairros. “Temos que caminhar no sentido de dar visibilidade ao artista da cidade para atrair incentivos. Se não começarmos a aparecer, não seremos lembrados pelos patrocinadores”, destacou, falando também da criação de mecanismos que dêem visibilidade ao artista e suas produções.
O esportista José Fioque, membro da subcomissão de Esporte, defendeu a necessidade da criação de parcerias entre associações de pais, secretarias municipais e universidades com o intuito de envolver as comunidades nos projetos esportivos, bem como a realização de campanhas educativas e promoção e manutenção do esporte. “Precisamos tentar ao máximo fazer com que a população se envolva com as atividades e auxilie na manutenção dos espaços públicos disponíveis para a prática esportiva da comunidade”, analisou.
As propostas definidas nas onze audiências serão anexadas ao relatório conclusivo do Fórum, intitulado “Americana 2020 – Crescimento Participativo”. O documento final será apresentado na solenidade de encerramento do Fórum, que acontece no dia 26 de maio, no Teatro Municipal “Lulu Benencase”. As propostas de ações e de políticas públicas levantadas durante o Fórum serão encaminhadas aos Poderes da União, do Estado e do Município, bem como a seus órgãos e instituições.
Assessoria de Comunicação 



Publicado em: 07 de abril de 2010

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro