0800- 7719701


Kim intermedeia parceria para reconstrução de Teresópolis



Uma parceria intermediada pelo vereador Marco Antonio Alves Jorge - Kim (PDT) possibilitará que a Cooperteto (Cooperativa Nacional de Habitação e Construção) colabore na reconstrução do município de Teresópolis, no Rio de Janeiro, que foi parcialmente devastado pelas fortes chuvas dos últimos dias.
A parceria firmada com o Instituto Cultural de Eco-Desenvolvimento Nacional (Inceden), com sede no município carioca, teve início durante a realização do “Brasil EcoShow”, organizado pelo instituto em Americana no ano 2007.
Recentemente, as entidades trabalhavam na elaboração de um projeto habitacional com responsabilidades socioambientais denominado “Eco-Vila”, para ser implantado em Teresópolis. Porém, segundo o arquiteto e diretor da Cooperteto Victor Chinaglia, a prioridade agora é reestruturar a cidade. “Os diretores do Inceden entraram em contato conosco e já colocamos a entidade à total disposição do instituto e da Administração Municipal de Teresópolis para colaborar na reconstrução da cidade”, informou.
Kim lembrou que a cooperativa é reconhecida e credenciada junto ao Ministério das Cidades. Por isso, pode solicitar recursos da União para serem investidos na construção de moradias para as famílias de baixa renda que estão desabrigadas. “As entidades elaborarão os projeto em conjunto com os cidadãos atingidos e de acordo com a realidade local. Em seguida, eles serão apresentados ao Ministério das Cidades”, explicou.
Chinaglia estará no Rio de Janeiro entre os dias 26 e 29 de janeiro e, na oportunidade, irá se reunir com o Secretário de Obras e Serviços Públicos de Teresópolis, Luiz Antônio da Costa, e os diretores do Inceden. “Queremos somar forças para ajudar os gestores públicos e, principalmente, as pessoas que se encontram desabrigadas”, afirmou Kim.
Cooperação das entidades
A relação de parceria entre o Inceden e a Cooperteto teve início no evento “Brasil EcoShow”, organizado e realizado pelo Instituto no município de Americana de 01 a 05 de junho de 2007. A Cooperteto foi uma das expositoras do evento, entre dezenas de entidades e outras iniciativas de sustentabilidade realizadas pela iniciativa privada e o poder público.
Após um ano, o fundador da Cooperteto e arquiteto Marco Antonio Alves Jorge - Kim, foi convidado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) para expor as experiências habitacionais de Americana para técnicos do várias cidades do Estado. Em maio de 2010, Kim participou da Conferência Estadual do Estado e debateu outra calamidade, as tragédias de Angra dos Reis.
“É em razão do reconhecimento dos cariocas no trabalho da Cooperteto que fomos chamados a colaborar com o município. Durante a conferência do estado nosso debate foi nessa ótica de prevenção, as moradias de risco e habitação sustentável”, concluiu Kim.
Assessoria de Comunicação


Publicado em: 17 de janeiro de 2011

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro