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Diferença no preço dos ovos de Páscoa pode chegar a 45%, aponta pesquisa de Chiconi



O preço dos ovos de Páscoa nos supermercados de Americana pode variar até 45%, apontou pesquisa realizada pelo Gabinete do vereador Reinaldo Chiconi (PMDB) no dia 29 de março. O estudo constatou também que os preços subiram, em média, 3,63% em relação ao ano passado. No total, foram pesquisados 21 tipos diferentes de ovos de chocolate em seis dos principais estabelecimentos da cidade.
O produto que apontou maior variação de preço foi o ovo de chocolate Moranguinho de 180g. Enquanto o supermercado Paulistão vende uma unidade a R$ 23,20, no Brait o preço é de R$ 15,98. A diferença é de 45,18%, ou R$ 7,22. Dos 21 tipos pesquisados, o que apresentou menor variação foi o ovo Mundy Collection de 600g: R$ 39,90 no São Vicente e Wall Mart e R$ 39,99 no Pague Menos, uma diferença de 0,23%, ou R$ 0,09.
Comparativo com 2010
No total, 65,59% dos ovos de páscoa pesquisados sofreram aumento de preço em relação a 2010, enquanto 25,81% tiveram redução e 8,60% permaneceram inalterados. Em média, o preço dos ovos de Páscoa em 2011 subiu 3,63%.
O ovo Classic Diet de 240 gramas teve um aumento no preço médio de R$ 24,99 para R$ 28,95, ou 15,85%. Já a maior queda de preço foi registrada no ovo do segmento infantil de 180g da Nestlé, que em 2010 custava em média R$ 24,37 (Batman) e em 2011 tem o preço médio de R$ 20,53 (Carros) – redução de 15,73%.
Segundo o vereador Chiconi, o ovo de Páscoa é o produto pesquisado por seu Gabinete que mais apresenta variação nos preços, o que mostra a importância de comparar os diversos estabelecimentos antes de decidir pela compra. “A pesquisa de preços continua sendo uma importante alternativa ao consumidor. O preço dos ovos, do supermercado mais caro para o mais barato, varia em média 22,7%, o que é uma diferença muito grande”, avalia.
Dentre os 21 de ovos de Páscoa pesquisados, o supermercado Brait foi o que apresentou o maior número de preços mais altos, com sete produtos. Já o supermercado São Vicente registrou o preço mais baixo em sete ovos de chocolate.
Chiconi lembra ainda que é comum os preços baixarem na semana anterior à Páscoa. No ano passado, a pesquisa do vereador apontou que o preço dos ovos sofreu redução de até 33% em doze dias. O Gabinete realizará ainda, nas próximas semanas, outra pesquisa para verificar se essa queda dos preços nos dias próximos à Páscoa ocorrerá novamente.
Barras de chocolate
Chiconi lembra ainda que, para as pessoas que optam por comprar as barras de chocolate e fazer seus próprios ovos de páscoa, também é importante pesquisar os preços. Dependendo do estabelecimento, o mesmo produto pode ficar até 46% mais caro. Foram pesquisadas oito barras de chocolate de pesos e fabricantes diferentes em nove estabelecimentos da cidade.
De acordo com o levantamento realizado, uma barra de chocolate ao leite 500g da marca Nestlé custa, no estabelecimento de menor preço, R$ 11,35, e no de maior preço, R$ 16,58 – uma diferença de R$ 5,23, ou 46,08%. No caso do chocolate branco, a diferença também é significativa: no estabelecimento de menor preço, custa R$ 13,20, ao passo que no de maior preço, R$ 15,98 – uma diferença de R$ 2,78, ou 21,06%.
Chiconi alerta ainda que, para quem decidir comprar a barra de chocolate e fazer os ovos em casa, a barra de um quilo compensa ainda mais que a de 500 gramas. “A barra de 500 gramas de chocolate ao leite da marca Garoto custa R$ 12,79 no estabelecimento mais barato, enquanto que a de um quilo custa R$ 15,99. O consumidor compra o dobro da quantidade de chocolate e só paga R$ 3,20 a mais, o que é menos do que se comprasse duas barras de 500 gramas”, explica.
O vereador ressalta a importância da pesquisa para o consumidor, já que de um ano para o outro 11 das 14 barras de chocolate pesquisadas tiveram aumento de preço. “O cidadão precisa ficar atento, porque houve um aumento que chegou a 26,95%, no caso da barra de chocolate branco da marca Garoto de 500g, que em um dos estabelecimentos passou de R$ 12,17 para R$ 15,45 neste ano”, completa.
Este é o quinto ano que Chiconi realiza o levantamento, com objetivo de transmitir de forma clara ao consumidor a variação de preços existente. Chiconi tem promovido também, nos últimos anos, estudos periódicos de preços dos combustíveis, da cesta básica, do gás de cozinha e do pão francês.

Clique aqui para fazer o download da pesquisa (opção salvar)


Assessoria de Comunicação


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