Theodolindo Pedro Mastrodi recebe título de cidadão americanense em sessão solene

Publicado em: 18 de maio de 2016

Selecione a Imagem

 

A Câmara Municipal de Americana realizou na terça-feira (17) sessão solene para a entrega de título de cidadão americanense ao senhor Theodolindo Pedro Mastrodi, pelos relevantes serviços prestados ao município. A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Celso Zoppi (PT).

 

Participaram da solenidade os vereadores Celso Zoppi e Valdecir Duzzi (Solidariedade), o vice-prefeito de Americana Roger Willians, o secretário municipal de Cultura Fernando Giuliani e o presidente do SOMA (Serviço de Orientação Multidisciplinar para Adolescentes de Americana) João Carlos Tomás Tavares, além de convidados, amigos e familiares do homenageado.

 

Durante o uso da palavra, o autor da propositura destacou o histórico de vida do homenageado. “Sempre tivemos o conhecimento da dedicação com alma do Mastrodi na área da educação, tanto como professor como diretor, visando a melhoria das condições para a formação dos alunos. Da mesma forma, sempre soubemos da sua dedicação nas entidades assistenciais. Essa grandeza de coração do Mastrodi é marcante, com todos os setores da sociedade. Essa homenagem é um pouco que podemos fazer para retribuir como gratidão por tudo o que você fez e faz. Parabéns”, discursou Zoppi.

 

O vereador Valdecir Duzzi se disse emocionado em participar da solenidade em homenagem a Mastrodi. “O senhor foi professor dos meus irmãos e quando disse que viria para esta honraria, todos ficaram muito felizes. Só o fato de grande parte do seu tempo ter sido dedicado à educação, já nos mostra a sua preocupação com as gerações futuras. Por isso, esta homenagem é mais do que justa”, disse.

 

“Poucas vezes temos a chance de entregar esta, que é a maior honraria de Americana, para uma pessoa tão plural. E é uma felicidade muito grande tê-lo tão lúcido ao nosso lado. O senhor é um dos marcos dessa cidade. Parabéns, senhor Theodolindo Mastrodi, cidadão de fato e de direito de Americana”, falou o vice-prefeito de Americana Roger Willians.

 

O homenageado lembrou passagens de sua vida em Americana e agradeceu pela honraria. “Americana é tão farta de gente que fez coisas pelo bem dela, que teve um progresso marcante desde os tempos coloniais até agora. A história de Americana é muito bonita, porque foi construída pelo trabalho de pessoas de bem. Agradeço pela homenagem e pela presença de todos. Vocês valorizaram tudo aquilo que eu esperava para esta noite, e ainda mais além. Que Deus abençoe a todos”, discursou.

 

Theodolindo Pedro Mastrodi

 

Nascido em Piracicaba aos 28 de Junho de 1933, filho de Josué Mastrodi e Noemia Rodrigues Mastrodi, mudou-se para Americana em 1935. Casado com Shirley Benotto Mastrodi e é pai de dois filhos: Marcéu Antônio, casado com Regina  e Marco Antônio casado com Silvia. Tem 4 netos, Raquel, Laura, Julia e Bruno.

 

Graduou-se em Licenciatura plena em Pedagogia, fazendo aperfeiçoamento através do Curso de Administração Escolar – Instituto de Educação “Presidente Kennedy” – Americana; Licenciatura Plena em Pegadogia – Faculdade de Educação Piracicabana; Faculdade de Ciências e Letras de São José do Rio Pardo- Instituto de Ciências Sociais de Americana.

 

Também fez especialização em Administração Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Magistério às Disciplinas Pedagógicas: Psicologia da Educação: Sociologia da Educação e Filosofia da Educação. Todas as especialidades e disciplinas foram reconhecidas e registradas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC)

 

Como experiência profissional tem uma vasta atuação. Convocado em 1952 ao Serviço Militar do Tiro de Guerra de Americana, seu nome foi destacado pelos Sargentos instrutores, por ser o único  estudante  de curso  normal  com desempenho  considerado excelente  para ministrar  aulas  de alfabetização  dentro da própria  sede do TG. Dos 372 atiradores alistados, 93 não possuíam nenhum tipo de alfabetização.

 

Este curso temporário de alfabetização foi legalmente registrado na Delegacia de Ensino de Piracicaba. Por seus serviços prestados recebeu pontos diários que foram aproveitados em sua classificação ao ingressar no Magistério Estadual.

 

Nomeado em 1954 pelo Prefeito Municipal Jorge Arbix, à escola  Municipal  de Fazenda Saltinho. Nomeado em 1955, pelo Prefeito Municipal Jorge Arbix, atuando de 1955 a 1956, na Escola Municipal Rural da Fazenda Jacutinga, propriedade de Carioba.

 

A pequena sala de aula acomodava no mesmo período alunos de 1º, 2º e 3º do Ensino Fundamental. No período noturno, na mesma sala, foi ministrado  aos colonos  e demais residentes  próximos  a fazenda, o curso de alfabetização.

 

Em 1957, por designação municipal, os professores da Escola Rural, passaram a lecionar interinamente nas classes vagas do Grupo Escolar, programado para ingresso ao Magistério Efetivo. O Grupo Escolar de Piacatu, na região de Araçatuba, se instalou em um prédio de boa qualidade, porém  estava  destituído de toda estrutura básica .

 

Um ano após o ingresso no Grupo Escolar, conforme publicação do Diário Oficial acontece remoção para o Grupo Escolar “Dr. João de Castro Gonçalves” no município de Americana, bairro Conserva.

 

Diretor da Escola Estadual de Primeiro e Segundo grau “Padre Simon Switzar” Município de Poá, divisão regional de Mogi das Cruzes e da Escola Estadual de Primeiro Grau “Professor Constantino Augusto Pink”, município de Americana, bairro São Luiz.

 

Assistente de Diretoria Efetivo na Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus “São Vicente de Paulo, de Americana, bairro Vila Jones”.

 

Supervisor e Orientador, designado pelo professor Romeu Cerávolo, delegado de Ensino de Campinas, para coordenar os trabalhos de todos os professores regentes de classes supletivas. O Curso de Alfabetização de Adultos foi ministrado nos Municípios de Campinas, Americana, Indaiatuba, Monte Mor e Sumaré, vinculados a 1ª DEB.

 

Atuação em Radiopostos destinados a instalação de rádios nas salas de aula de alfabetização nos municípios que as escolas estivessem sob a direção da 1ª Delegacia de Ensino de Campinas e Projeto Minerva de Rádio e Difusão. Tele postos em salas de curso supletivo de Campinas e Americana até o 2º grau. Foram instalados aparelhos de televisão acompanhados de treinamento didático especialmente aplicado ao corpo docente envolvido no projeto.

 

Diretor e Supervisor no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) – Jardim da Paz – Americana. Obra realizada na gestão do Prefeito Municipal Dr.  Frederico Polo Muller através de convênio da municipalidade junto ao MEC.

 

Professor de Ginásio na Escola Estadual “Waldih Jorge Maluf” em Nova Veneza, distrito de Sumaré e na Escola Estadual “Professora Sinésia Martini” no bairro Cordenonsi em Americana.

 

Jornalista com Registro nº 10.238 e Matricula Sindical nº 4.776. Articulista, repórter e colaborador pelos jornais “O Liberal”; “Tribuna de Americana” e “Folha de Americana”.

Assessor de Imprensa designado pelo Prefeito Dr. Waldemar Tebaldi em seu primeiro governo. Radialista: três anos prestados como locutor dos Serviços de Auto Falantes de Americana. Quatro anos à frente de programas radiofônicos após a fundação da Rádio Clube Americana. Durante 23 anos consecutivos teve presença ativa no tradicional programa “Reminiscências” da Rádio Azul Celeste, aos domingos no período matutino, juntamente com o radialista Geraldo Miante.

 

Pertencente ao Centro de Professorado Paulista (CPP). Associado à Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP). Sócio e integrante do Conselho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Americana, desde sua fundação (CREIA).

 

Integrante da diretoria do Serviço de Orientação Multidisciplinar para Adolescente de Americana – SOMA –Americana. É associado a 65 anos do Rio Branco Esporte Clube de Americana, sendo Conselheiro vitalício. Atuou por 30 anos como Secretário do Conselho  Deliberativo. Integrante da Irmandade do Hospital São Francisco, participando também, por vários anos da mesa administrativa desse Hospital. Pertencente a Loja Maçônica União e Fraternidade de Americana.

 

 


Escrito por: Assessoria de Comunicação

Categoria: Sessões Solenes

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas