0800- 7719701


Crivelari propõe curso pré-vestibular gratuito em Americana



O vereador Capitão Crivelari (PP) protocolou nesta terça-feira (5) um projeto de lei em que institui o curso pré-vestibular gratuito no município de Americana. A proposta autoriza o Poder Executivo, por meio da Secretaria de Educação, a implantar o programa que deverá atender prioritariamente estudantes de baixa renda e residentes em Americana que cursam ou cursaram o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino.
A proposta prevê que o curso seja oferecido durante a semana, no período noturno, e aos sábados, no período diurno. De acordo com o projeto, estudantes que cursam ou cursaram o Ensino Médio em escolas da rede particular de ensino ou residentes em outros municípios terão acesso ao curso pré-vestibular por cotas, que serão definidas pela coordenação pedagógica do projeto antes do início das atividades.
Na justificativa do projeto, Crivelari cita a Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, que traz informações importantes e atualizadas sobre a educação no Brasil. “Podemos concluir que as estatísticas revelam não apenas um baixo índice de inserção no Ensino Superior, mas que esta inserção está diretamente relacionada às condições financeiras dessas pessoas que buscam a continuidade dos estudos e uma melhor qualificação para o mercado de trabalho”, argumenta o vereador.
Crivelari salienta ainda que a problemática do ingresso do jovem proveniente de escola pública no Ensino Superior foi discutida pelos integrantes da Juventude Progressista de Americana (movimento jovem do Partido Progressista), em evento realizado recentemente durante a 1ª Semana Municipal da Juventude. “O contato desses jovens com estudantes do Ensino Médio de cinco escolas públicas de Americana possibilitou constatar que esses alunos desejam muito prosseguir com os estudos, mas que diversos fatores dificultam o ingresso no Ensino Superior”, aponta o autor.
O parlamentar acrescenta que a ação desenvolvida pela Juventude Progressista de Americana possibilitou uma reflexão sobre a responsabilidade do município em contribuir para que os jovens provenientes de escolas públicas tenham acesso a uma formação acadêmica. “Buscamos informações sobre quais medidas poderiam ser adotadas para que possamos ajudar esses jovens nesse sentido. Em nossas pesquisas, encontramos cursos pré-vestibular gratuitos sendo oferecidos pelas prefeituras de vários municípios brasileiros”, informa.
Um dos exemplos citados pelo vereador é a cidade de Limeira, que atende atualmente 400 jovens no curso pré-vestibular implantado pela Prefeitura Municipal há alguns anos. “Já agendamos uma visita a Limeira na próxima semana para conhecermos de perto esse modelo e aproveitarmos a experiência deles na formatação de um projeto semelhante em Americana”, conclui Crivelari.
O projeto será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimentos para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária.
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro