0800- 7719701


Kim pede criação de comissão de estudos sobre greve dos servidores



O vereador Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT), protocolou nesta quarta-feira (6) um requerimento em que solicita a criação, na Câmara Municipal de Americana, de uma comissão especial de estudos sobre a greve dos servidores públicos municipais de Americana e suas consequências.
De acordo com o parlamentar, a greve dos servidores, em sua terceira semana, é uma das maiores da história do município, e algumas ações de apoio ou repressão ao movimento grevista têm causado preocupação por suas características e pela incerteza da origem de seus recursos. “Muitas dessas ações nos causam indignação, como, por exemplo, a contratação de ‘trios elétricos’ e confecção de ‘jingles’ para a veiculação, em alto e bom som, de ofensas entre as partes. E o que é pior: não sabemos de onde surgem os recursos para o custeio de tais manobras, causando-nos preocupação do fato de que o dinheiro público poderia estar financiando esses lamentáveis episódios”, ressalta Kim no documento.
Ainda segundo o vereador, existem divergências sobre o índice que poderia ser aplicado ao salário dos servidores, o que aumenta o impasse entre as partes. “A prefeitura diz que a proposta aprovada já ultrapassa os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. No entanto, os representantes dos funcionários públicos afirmam que a administração pode aplicar índice maior que o requerido pelos trabalhadores. Na verdade, não sabemos qual dos apontamentos está correto e se existe algum equívoco sobre os números”, acrescenta.
Kim lembra também que, devido à greve, alguns serviços públicos estão comprometidos. “A situação de greve neste longo período tem causado descontentamento e prejuízos a todos que vivem e trabalham nesta cidade. A Administração municipal não flui como ocorreria em situação normal. A contratação de terceiros para suprir a deficiência dos serviços públicos está ocorrendo. A utilização das forças policiais e seus efetivos para acompanhar o movimento grevista têm prejudicado a segurança pública no cotidiano da cidade”, destaca.
No requerimento, Kim afirma que a criação da comissão serviria para analisar o processo de negociação do reajuste salarial, as decisões e os atos da Administração Pública Municipal e do Sindicato dos Servidores, “além de apurar as responsabilidades, atitudes e posicionamentos dos agentes envolvidos e as consequências e prejuízos desta situação”, conclui.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de quinta-feira (14).
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro