Trinta anos da FATEC Americana são comemorados em sessão solene na Câmara

Publicado em: 30 de maio de 2016

Selecione a Imagem

 

A Câmara Municipal de Americana realizou na quarta-feira (25), no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, sessão solene para a comemoração dos 30 anos da FATEC Americana. A homenagem foi motivada por um requerimento de autoria do vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB).

 

Participaram da solenidade o vereador Antonio Carlos Sacilotto, o representante da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Frederico Faé, o diretor da FATEC, Rafael Ferreira Alves, e o professor João Marcos Sacilotto, além de convidados, professores e alunos da faculdade.

 

O autor da propositura ressaltou a importância da homenagem. “A FATEC tem levado o nome de nossa cidade, nossa região. É uma instituição com mais de 2 mil alunos, instalações físicas de primeiro mundo, sete cursos e quando se fala da FATEC o respeito que esta Casa e toda população de Americana tem é enorme. Um excelente corpo docente, e se hoje estamos trazendo esta homenagem é pela excelência que a instituição de ensino tem”, disse Sacilotto.

 

O diretor da FATEC Rafael Ferreira Alves agradeceu a homenagem. “Somos muitos gratos à Câmara por destacarem os 30 anos da FATEC Americana. É motivo de extremo orgulho por ter um desenvolvimento tecnológico do ensino superior, ao lado das autoridades municipais, que tem beneficiado tanto os jovens com um ensino profissionalizante. A FATEC sente-se prazerosa de trabalhar nesta região oferecendo formação tecnológica superior gratuita, somo gratos por este momento”, discursou.

 

Histórico

 

No início da década de 1980, o setor têxtil de Americana já estava completamente consolidado. No entanto, as empresas da cidade sofriam com a falta de mão-de-obra qualificada. Em 27 de julho de 1983, foi instituída a Comissão Pró-Instalação da Fatec, um grupo de trabalho que pleiteava a instalação de uma faculdade tecnológica da área têxtil na cidade.

 

Em setembro de 1986 foi assinado o Decreto Estadual nº 25.850, que criou a Faculdade de Tecnologia Têxtil de Americana. A faculdade iniciou suas atividades com o Curso Superior de Tecnologia Têxtil.

 

Em 28 de novembro de 1991, foi aprovada a criação do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados. Com essa diversificação dos cursos oferecidos pela faculdade, em janeiro de 1993, a Faculdade de Tecnologia Têxtil de Americana passou a se chamar Faculdade de Tecnologia de Americana.

 

Até então e desde sua criação, a Fatec Americana funcionava no prédio da Etec Polivalente. Após mais de vinte anos e com a crescente demanda da população de Americana e região, o novo campus da Fatec Americana foi inaugurado em 4 de abril de 2008. Com essa expansão, a faculdade passou a oferecer também os cursos de Gestão Empresarial (Processos Gerenciais), Logística e Transportes e Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação, aumentando de 120 para 440 as vagas oferecidas nos processos seletivos semestrais.

 

Em 16 de novembro de 2009, o campus da Fatec Americana passou por uma nova expansão, com a inauguração de mais um bloco de salas de aula. Com a nova estrutura, os cursos da Fatec Americana foram revisados e a faculdade passou a oferecer, a partir do segundo semestre de 2010, os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais e Segurança da Informação, Gestão Empresarial, Logística e Produção Têxtil.

 

No segundo semestre de 2010, a Fatec Americana implantou os cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Gestão Avançada de Negócios e Gestão de Projetos de Tecnologia da Informação. A partir de 2012, passou a oferecer também o curso de pós-graduação em Química Têxtil. A partir do 2º semestre de 2014, porém os cursos deixaram de ser oferecidos, não por falta de demanda, mas por orientações do próprio Centro Paula Souza.

 

Com a crescente demanda por cursos à distância a partir do 1º semestre de 2015 a Fatec passa a oferecer o Curso de Gestão Empresarial. No 2º semestre de 2015 passa a oferecer o Curso Têxtil e Moda, formando profissionais que atuam na cadeia têxtil, desde a fabricação de fios até a comercialização do produto final. O campus da Fatec Americana passará por uma nova ampliação com a entrega do Bloco C, prevista para o 2º semestre de 2016, adequando as demandas de espaço já existentes.

 

Atualmente, a Fatec Americana possui aproximadamente 2400 alunos, distribuídos nos 07 cursos de graduação, além de 120 professores e 30 funcionários administrativos. Desenvolve parcerias de estágio com mais de 400 empresas, projetos de extensão por meio de cursos nas áreas de informática, têxtil, gestão e logística em parceria com a Prefeitura de Americana e convênio de cooperação internacional firmado com a Universidade Estadual de Nova Iorque, visando o intercâmbio de conhecimento, alunos e professores.

 

 


Escrito por: Assessoria de Comunicação

Categoria: Sessões Solenes

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas