0800- 7719701


Comissão discute divulgação sobre descarte de lixo



A Comissão Especial de Acompanhamento de todos os processos que abranjam o assunto do lixo municipal reuniu-se nesta segunda-feira (11) na Câmara Municipal de Americana para discutir questões relacionadas à necessidade de divulgação e conscientização das pessoas sobre o descarte do lixo.

Participaram da reunião o vereador Odair Dias (PV), presidente da comissão, o diretor de Unidade de Limpeza Pública, Jair Molon, o coordenador e a representante do setor ambiental da Unidade de Vigilância em Saúde, Marcelo Marchesin e Marcelina Souza, e o representante da Secretaria de Promoção Social, Estevão Luiz Cardoso Pavan, além da assessoria do vereador Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT) e a assessoria técnica da Câmara.
Na reunião, foi discutida a possibilidade de divulgação de folhetos informativos em contas de água e de energia, boletos de faculdades e escolas particulares, além de cartilhas educativas para as crianças. Foram expostos também questionamentos sobre a coleta do lixo doméstico e a coleta seletiva, e sobre os procedimentos tomados quando ocorre despejo de resíduos de construção e outros materiais em terrenos particulares.
Odair destacou que o principal objetivo no momento é entender quais são os melhores meios de divulgação do processo de conscientização da população. “Acreditamos que pode ser feito por intermédio da Secretaria de Promoção Social, utilizando os Centros de Referência da Assistência Social, pois as assistentes sociais da Prefeitura mantém contato direto com as famílias. Da mesma forma, a Secretaria de Educação, por meio da Educação Ambiental, pode realizar o trabalho junto às crianças, discutindo com elas sobre o consumo, o descarte, as embalagens, reciclagens e outros assuntos pertinentes ao objetivo da lei”, disse.
O parlamentar destacou também que a divulgação poderá ser feita pela Secretaria de Saúde, através do Programa de Saúde da Família e dos agentes de combate à dengue, tendo em vista a facilidade para entrarem nas residências.
Para Mollon, é essencial trabalhar com projetos de Educação Ambiental. “Precisamos informar as pessoas de que só é preciso descartar o necessário. Oitenta por cento do lixo doméstico é reciclável”, aponta.
Odair falou ainda sobre a quantidade de lixo doméstico, reciclável e domiciliar que é produzido no município. “Somando esses itens, Americana produz por dia aproximadamente um quilo de lixo por habitante”, explicou.
Ao final do encontro, Odair informou que a próxima etapa será reunir-se com o Executivo para dar encaminhamento ao início das campanhas.
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro