0800- 7719701


Comissão Especial de Estudos questiona situação do transporte público de Americana



A Comissão Especial de Estudos e Acompanhamento sobre o transporte coletivo de Americana, através dos vereadores Thiago Martins (PV) – presidente, Guilherme Tiosso (PRP), Leo da Padaria (PC do B), Luiz da Rodaben (PP), Marschelo Meche (PSDB), Odir Demarchi (PR), Professor Padre Sergio (PT) e Vagner Malheiros (PDT) - membros, protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana dois requerimentos em que pede informações sobre o transporte público no município.

 

De acordo com o primeiro documento, moradores relataram que os ônibus recentemente colocados em circulação pela empresa Viação Princesa Tecelã (VPT) possuem diversas avarias e estão com alta quilometragem. “Segundo informações esses veículos teriam sido trazidos da cidade do Rio de Janeiro, devido à legislação carioca, que não permite a circulação de ônibus com idade superior a cinco anos”, afirma Sergio.

 

Na outra propositura, os parlamentares apontam a recente revogação da concessão de linhas urbanas do transporte público à Viação Cidade de Americana (VCA), em decorrência à precariedade de veículos e incapacidade frente às responsabilidades fiscais. “Mesmo entendendo que tal providencia foi amparada num desejo de oferecer um transporte público seguro, confortável e pontual aos nossos munícipes, vimos que não basta se reorganizar, mas sim acompanhar o seu desenvolvimento. Nesse sentido, observamos que a atual detentora das linhas municipais, tem faltado com algumas obrigações básicas, a iniciar pela manutenção preventiva de seus veículos”, expõe Malheiros.

 

Nos requerimento, os vereadores perguntam por qual instrumento legal foi transferida a concessão das linhas urbanas que pertenciam à empresa VCA para a empresa VPT, qual o tempo dessa concessão e se as alterações promovidas no itinerário de catorze linhas resultaram na diminuição de horários.

 

Questionam ainda qual a idade dos ônibus e a quilometragem que possuíam antes de entrar em circulação no município, como são feitas as manutenções, se existe fiscalização e quantos acidentes envolvendo ônibus foram registrados em Americana nos anos de 2016 e 2017.


Publicado em: 16 de outubro de 2017

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro