18º Salão do Humor de Americana

 

18º Salão do Humor de Americana

De 27/05 a 04/06 - Câmara Municipal de Americana

De segunda à sexta, das 8h às 22h
Sábados e domingos, das 9h às 17h

 

O 18ª Salão Internacional do Humor em Americana irá contar com 240 trabalhos em exibição no saguão da Câmara Municipal de Americana. A comissão organizadora do salão concluiu nesta terça-feira (23) o trabalho de avaliação e seleção das obras e agora se prepara para montar a estrutura da mostra na sede do Poder Legislativo. O salão funcionará de 27 de maio a 04 de junho, das 8h às 22h (segunda a sexta) e das 9h às 17h (sábado e domingo).

 

No total, foram inscritos 707 trabalhos de artistas independentes e de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Americana e região. Além das obras dos autores locais, o Salão do Humor de Americana contará com trabalhos selecionados dos acervos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba e do Salão Universitário Latino-Americano da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

 

A sugestão de tema do salão para o ano de 2017 é “O Efêmero e o Peremptório”: o desafio sobre a primazia do secundário ou do essencial no que fazemos. “Sempre se diz por aí que devemos nos preocupar com o essencial, o perene. No entanto, contrariamente ao esperado caímos no passageiro, no fugaz”, explica o organizador Geraldo Basanella na apresentação do projeto.

 

Segundo Basanella, a qualidade dos trabalhos apresentados surpreendeu positivamente. “O salão é livre, e o tema é sempre uma sugestão. Mas qual não foi a nossa grata surpresa a ver diversas obras, muitas até mesmo de crianças e pré-adolescentes, refletindo sobre a efemeridade da vida e o tema proposto”, comenta.

 

O salão

 

O tradicional salão chega à sua 18ª edição, reunindo centenas de obras de humor em nove modalidades (charge, cartum, caricatura, história em quadrinhos, tirinhas, pequenos contos de humor e poemas jocosos, caricatura em escultura, mangá humor e grafite humor), com premiações para os melhores trabalhos de autores das cidades da região que variam entre R$ 50 e R$ 200.

 

A Câmara Municipal de Americana será a sede da edição 2017, oferecendo a estrutura e o apoio operacional. “Estamos cedendo o espaço e o apoio, não haverá gasto de dinheiro público. Vai ser uma grande oportunidade para todas as pessoas da cidade comparecerem à Câmara, e também uma oportunidade para o Legislativo participar da vida da cidade como um todo, em especial a veia artística que possui o salão do humor”, avaliou presidente da Casa, vereador Dr. Ondas (PMDB).

18º Salão do Humor de Americana