0800- 7719701


Americana sedia capacitação de geotecnologias do Ministério das Cidades para prefeituras municipais



O Ministério das Cidades e a Frenavru (Frente Nacional de Vereadores pela Reforma Urbana) realizarão no dia 12 de dezembro, no plenário da Câmara de Americana, o curso de capacitação em Geoprocessamento do Sistema Nacional de Informação das Cidades (GEO-SNIC) para gestores municipais, legisladores e sociedade civil organizada.
No curso, ministrado pelo técnico de projetos do Ministério das Cidades Alexandre Ono, os participantes aprenderão como utilizar a ferramenta e suas principais funções para planejamento e acompanhamento das políticas públicas a serem desenvolvidas, no sentido de haver uma otimização do desenvolvimento urbano local.
“O principal foco do sistema é auxiliar os municípios no planejamento urbano com a integração de informações básicas de outros sistemas e com dados das obras da União, que são atualizadas duas vezes por semana”, informou o gerente de projetos do Ministério das Cidades, Marcio Oliveira.
O vereador por Americana, Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT), membro do Conselho Nacional das Cidades (ConCidades) e dirigente da Frenavru, destacou outra importante ferramenta do sistema, principalmente para os legisladores. “Além ajudar as prefeituras em seu planejamento, o sistema possibilita fiscalizarmos o andamento das obras e o repasses de verbas aos municípios. Através dele podemos saber se o cronograma de determinada obra está em dia ou não”, exemplificou.
“Observamos em nossos relatórios de acesso que o sistema ‘U’ (Tribunal de Contas e Controladoria Geral da União) são os órgãos que utilizam a ferramenta com maior freqüência, o que comprova sua funcionalidade de fiscalização”, complementou Oliveira.
O SNIC foi implantado pelo Ministério das Cidades em 2007. No dia 25 de outubro deste ano, durante o Encontro Nacional de Tecnologia da Informação, o sistema foi relançado com uma versão móbile, para ser utilizado em aparelhos “smartphones” com sistemas “OS” da Apple e Android.
Todos os participantes inscritos no curso receberão um kit com os softwares Terra View e Terra SIG de geotecnologias e acesso ao SNIC, além dos seus respectivos manuais e material didático.
O sistema
O SNIC (Sistema Nacional de Informações das Cidades) foi concebido para disponibilizar em dois níveis, ambos por mio de tecnologias abertas e de uso livre.
O primeiro nível (WEB) contém dados georreferenciados e indicadores socioeconômicos de todos os municípios brasileiros. O segundo nível (LOCAL) consiste na entrega aos municípios de um sistema de informações georreferenciadas sobre o território das cidades, com imagens de satélite em alta resolução, gradativamente adquiridas e repassadas às administrações municipais.
O Ministério das Cidades, em parceria com Universidades Federais, através do Programa de Apoio à Extensão Universitária, deu início a um programa de capacitação avançado aos municípios para a utilização da ferramenta. Na primeira etapa, em execução, serão capacitados técnicos de carreira de 670 municípios brasileiros. A previsão é atender todas as cidades.
SERVIÇO
Capacitação de Gestores – GEO SNIC (Sistema Nacional de Informações das Cidades)
Data: 12 / 12 / 2011 (segunda-feira)Horário: das 09h30 às 16h
Local: Câmara de Americana
Endereço: Praça Divino Salvador, 05, Jd. Girassol – Americana, SP (ao lado do Teatro Municipal)
Investimento: Gratuito
Público Alvo: Gestores e técnicos municipais; Legisladores; Sociedade Civil Organizada
Assessoria de Comunicação


Publicado em: 08 de dezembro de 2011

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro