0800- 7719701


Câmara abre exposição em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932



A Câmara Municipal de Americana abriu oficialmente nesta quinta-feira (7), no início da sessão ordinária, a exposição fotográfica “Revolução Constitucionalista de 1932”, em homenagem ao movimento revolucionário lembrado anualmente no feriado estadual de nove de julho. A exposição foi proposta pelo Presidente da Câmara, Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), através de decreto legislativo aprovado por unanimidade, e fica aberta à visitação até o dia 30 de julho, das 8h às 17h, no saguão da Casa.
Antes da abertura oficial, uma solenidade relembrou a batalha de 32, com a execução de hinos da época. Foram entregues também certificados aos familiares dos três americanenses mortos durante os combates da revolução: Emília Valenete, irmã de Aristeu Valente; Marina Jones Moia, sobrinha de Jorge Jones; e Antonio Fernando de Camargo e Maria Luiza Camargo Rodrigues, sobrinhos de Fernando Camargo.
A Mesa Diretora da solenidade foi composta pelo presidente da Câmara Municipal de Americana, Antonio Carlos Sacilotto, pelos vereadores Capitão Crivelari (PP) e Paulo Chocolate (PSC), pelo Tenente Coronel PM Dionésio do Amaral Martins e pelo diretor da Guarda Municipal de Americana, Marcelo de Barros Feola, representando o prefeito municipal Diego de Nadai.
Durante o uso da palavra, Sacilotto ressaltou que o objetivo da homenagem é resgatar na juventude a importância do que foi o dia nove de julho. “Que a Câmara Municipal, com essa exposição, dê um exemplo de civismo, homenageando a todos da revolução, em especial aos americanenses que participaram dos combates”, discursou.
De acordo com Crivelari, a formação da polícia militar trouxe para as terras de São Paulo os ideais da Revolução Francesa, como a igualdade, a liberdade e fraternidade. “São Paulo não ficaria inerte ao que ocorria no país. Os jovens estudantes de direto foram à luta armada, e com isso acabaram ganhando a constitucionalidade. Eu vivi essa historia e nós temos marcas até hoje”, afirmou.
Marcelo Feola enalteceu a importância dos combatentes. “Quero prestar uma homenagem às famílias que tanto contribuíram para revolução de 32. Fica a nossa homenagem às famílias e a todos os outros combatentes. A revolução foi um marco importante para a democracia”, disse. Já o Tenente Coronel PM Dionésio do Amaral Martins destacou a importância da homenagem. “Gostaria de agradecer imensamente a homenagem prestada pela Câmara Municipal”, disse.
Exposição “Revolução Constitucionalista de 1932”
Fruto de um trabalho de pesquisa e resgate histórico, a exposição conta com fotografias, reproduções de textos e jornais da época, cartazes do movimento revolucionário, imagens que marcaram o período e ainda os nomes de todos os americanenses que se alistaram na batalha – entre eles, Aristeu Valente, Fernando Camargo e Jorge Jones, mortos em combate. A exposição fica aberta à visitação até o dia 30 de julho, das 8h às 17h, no saguão da Casa.
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro