0800- 7719701


“Câmara Jovem” tem participação recorde em 2011



A edição 2011 do projeto educacional “Câmara Jovem” teve seu encerramento na terça-feira (22), com a realização da última sessão simulada pelos alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Salesiano Dom Bosco. Neste ano, mais de 2.700 estudantes de dezenove escolas da cidade participaram das atividades realizadas no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo na Câmara Municipal de Americana, um número recorde em comparação com os anos anteriores.
Durante as sessões simuladas, os vereadores debateram proposituras como projetos de lei, requerimentos, moções e indicações. As propostas foram elaboradas na etapa anterior do projeto, com o auxílio da coordenadora pedagógica Célia Gobbo, com reuniões realizadas nas escolas e nas sedes dos grupos de melhor idade para apresentação dos trabalhos do Legislativo, além da eleição dos vereadores para as sessões simuladas.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Dr. Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), o projeto transmite o lado bom da política e ajuda a desenvolver a cidadania. “Como educador, fico feliz em saber que muitas escolas da cidade, que nunca haviam participado, se envolveram nesse projeto tão importante, que é fundamental para a formação de cidadãos conscientes”, ressaltou o chefe do Legislativo.
As sessões foram registradas e pela TV Câmara, que cedeu as gravações para as escolas. Além disso, todos os vereadores mirins que participaram das sessões simuladas receberam transporte, lanche e certificados. O projeto, realizado pela Câmara Municipal de Americana, contou com o apoio do Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil (SABB), da Panificadora Americana e da Ouro Verde Transportes e Locações.
Assuntos debatidos
Um dos temas mais debatidos durante as sessões simuladas foi o meio ambiente. Entre as propostas, estão a proibição do uso de sacolas plásticas à base de polietileno ou de derivados de petróleo, programas de reciclagem do lixo nos bairros da cidade e o tratamento da Gruta Dainese. Outro tema bastante discutido foi a acessibilidade para pessoas com deficiência, com adaptações e melhorias no transporte e banheiros públicos e rampas de acesso em estabelecimentos comerciais.
Câmara Melhor Idade
As sessões simuladas do projeto “Câmara Melhor Idade” contaram com a participação de 36 integrantes de dois grupos de melhor idade: Vida Nova e Flor de Maio.
Durante os encontros, os vereadores da melhor idade debateram proposituras como projetos de lei, projetos de decreto legislativo, requerimentos, moções e indicações. A criação da Faculdade da Melhor Idade de Americana, destinada à população com idade mínima de 60 anos e gratuita, foi um dos assuntos mais abordados pelos vereadores.
Outro assunto destacado nas sessões simuladas foi a aplicação do inciso VI do artigo 188 da Lei Orgânica de Americana, que determina a obrigatoriedade do ensino nas escolas da rede municipal sobre a conscientização em relação ao processo de envelhecimento do ser humano, objetivando o respeito e a valorização do idoso.
Legislação Participativa
As proposituras apresentadas pelos vereadores mirins e da melhor idade estão sendo analisadas pela Comissão Extraordinária Permanente de Legislação Participativa, composta pelos vereadores Celso Zoppi (PT), Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT), e Reinaldo Chiconi (PMDB), que recolherem as propostas debatidas e as analisaram com o auxílio da Assessoria Técnica da Câmara, selecionando aquelas que não forem leis de competência federal, estadual ou do próprio Executivo Municipal, ou ainda leis que já existam no município, para apresentação na Casa.
Texto: Beatriz Chiarelli
Foto: Nathália Ravara – MTB 61.654/SP
Assessoria de Comunicação









Publicado em: 29 de novembro de 2011

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro