0800- 7719701


Comissão de Legislação Participativa discute apresentação de projeto de lei de iniciativa popular



Os vereadores Celso Zoppi (PT) e Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT), respectivamente presidente e membro da Comissão de Legislação Participativa, e os vereadores Adelino Leal (PT) e Divina Bertalia (PDT) reuniram-se nesta sexta-feira (5) com representantes de entidades e instituições do município para discutir questões pertinentes à apresentação de projeto de iniciativa popular que estabeleça normas que aumentem a transparência nos gastos do poder público.
De acordo com os vereadores, o objetivo do encontro é apresentar e mobilizar a sociedade para apresentação de um projeto de iniciativa popular. “A comissão discutiu a proposta e vamos fazer uma nova reunião, com lideranças da cidade, movimentos sociais, igrejas, e outros segmentos queiram se envolver nessa mobilização popular. O objetivo da próxima reunião será traçar os passos para uma coleta de assinaturas sobre esse projeto, que posteriormente será protocolado na Câmara”, explicou Zoppi.
Segundo Divina, pessoas de vários segmentos estão questionando quanto à medida que será tomada em relação à revogação da Lei Mentor, que obrigava a divulgação dos gastos com publicidade. “A revogação da lei foi um grande retrocesso na história política de Americana. Estávamos pensando na iniciativa de um novo projeto de lei, mas, como essa pressão está vindo da base da sociedade, entendemos que terá muito mais legitimidade se construirmos esse movimento trazendo a autoria para a coletividade, repercutindo de uma forma legítima, abrangente e transparente”, afirmou.
Kim ressaltou que um projeto de iniciativa popular será amplo e democrático. “Na reunião, avaliamos que seria importante abrirmos mão da iniciativa de apresentar o projeto, e trabalharmos no fortalecimento dessa participação popular. Nós seremos subscritores desse projeto, e mais do que isso, através da Comissão, vamos apoiar para que a sociedade se reúna e se mobilize para que esse movimento aconteça”, relatou o parlamentar.
A Comissão realizará nova reunião no dia 10 agosto, no auditório da Câmara Municipal, às 19h30.
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro