0800- 7719701


Definida programação do seminário “Os desafios da mão de obra: necessidades e alternativas”



A Câmara Municipal de Americana definiu nesta semana a programação oficial do seminário “Os desafios da mão de obra: necessidades e alternativas”, agendado para o dia 10 de agosto, a partir das 13 horas, no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo. O evento, que tem como objetivo promover a discussão do impacto da falta de mão de obra qualificada às demandas locais e identificar alternativas à solução do problema, atende ao requerimento nº 381/2011, de autoria dos vereadores Divina Bertalia e Marco Antonio Alves Jorge – Kim (ambos do PDT).
Após a abertura oficial, está programada para as 13h30 a palestra “Apagão da Mão de Obra”, ministrada pelo gerente regional do SENAI-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Prof. Ophir Figueiredo Júnior. Na sequência, o supervisor de ação regional da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Marcelo Mesquita, fará a palestra “Programa Capital Humano”. Às 15h30, acontece a palestra “Mercado de trabalho”, com o diretor de operações do SESI-SP (Serviço Social da Indústria) e membro do Conselho Nacional de Educação, Prof. César Callegari, e às 16h30, com a palestra “Lei de Aprendizagem e Lei do Estágio”, o superintendente do Ministério do Trabalho, Prof. José Roberto de Melo, fecha as atividades.
De acordo com Divina, a temática se mostra relevante, já que inúmeros municípios e estados, além das próprias autoridades federais estão se mobilizando. “É importante que a reflexão se estabeleça a fim de que se possam vislumbrar alternativas para esse quadro tão prejudicial ao setor produtivo e de serviços, bem como aos trabalhadores brasileiros. Esperamos que essa reflexão indique caminhos para a solução do apagão da mão de obra que já existe em Americana”, afirmou a vereadora.
O seminário “Os desafios da mão de obra: necessidades e alternativas” é realizado pela Câmara Municipal de Americana, com o apoio da Prefeitura Municipal de Americana, Sindeprestem (Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra e de Trabalho Temporário do Estado e São Paulo), Sinditêxtil (Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral; de Tinturaria, Estamparia e Beneficiamento; de Linhas; de Artigos de Cama, Mesa e Banho; de Não-Tecidos e de Fibras Artificiais e Sintéticas do Estado de São Paulo), Sinditec (Sindicato das Indústrias de Tecelagem de Americana, Santa Bárbara d'Oeste, Nova Odessa e Sumaré), Sincovam (Sindicato patronal do comércio varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste), ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), Fatec (Faculdade de Tecnologia de Americana), Polivalente, CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Polo Tec Tex (Pólo Tecnológico da Indústria Têxtil e de Confecção de Sumaré, Santa Bárbara d'Oeste, Nova Odessa, Hortolândia e Americana), Aescon (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Americana), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Fiesp, Sesi e Senai.
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro