0800- 7719701


Dia Municipal do Espiritismo é comemorado na Câmara



A Câmara Municipal de Americana realizou na quarta-feira (18), no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, evento em comemoração ao Dia Municipal do Espiritismo. A solenidade foi solicitada pelo vereador Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT). O parlamentar é autor da Lei nº 5.306/2012, que instituiu o dia municipal do Espiritismo em Americana.
Participaram o vereador Marco Antonio Alves Jorge, o Kim, a presidente da União das Sociedades Espíritas de Americana e Nova Odessa (USE), Marlene Monteiro Lemes, o ex-presidente da entidade, Marcus Silva Agostinetto, convidados e população interessada pelo tema.
Durante o uso da palavra, Kim se disse feliz por poder proporcionar a comemoração do dia municipal do espiritismo mediante a apresentação do projeto de lei que instituiu a data. “É motivo de muita alegria e felicidade receber aqui na Câmara tantas pessoas que trabalham por esta causa social, que tem o amor à frente, em primeiro lugar. Desejo a todos uma feliz comemoração do dia municipal do espiritismo. Esperamos vê-los de volta aqui na Câmara Municipal”, afirmou.
A presidente da USE, Marlene Monteiro Lemes, agradeceu pela oportunidade de comemorar o dia municipal do espiritismo e de poder divulgar a doutrina espírita para a população. “No estado de São Paulo e no Brasil todo, vemos muitos lançamentos de festividades como essa. O movimento espírita só tem a ganhar com isso, pois ao se instituir um dia municipal do espiritismo, passamos a compreender a visibilidade que esse movimento possui e, além disso, o reconhecimento do trabalho dos envolvidos em todas as searas espíritas. Então fica aqui o nosso muito obrigado”, declarou.
Foi apresentado um vídeo com o trabalho desenvolvido pelas casas espíritas da União das Sociedades Espíritas de Americana e Nova Odessa. Em seguida, o ex-presidente da USE, Marcus Silva Agostinetto, proferiu a palestra “O Consolador Prometido”. Ele falou sobre a história da doutrina espírita, os objetivos e fundamentos do espiritismo.
Dia Municipal do Espiritismo
A data de 18 de abril foi escolhida por marcar o lançamento de “O Livro dos Espíritos”, a obra mais conhecida do espiritismo, de autoria de Allan Kardec, o codificador da doutrina. Kim lembra que o Brasil tem o maior número de adeptos ao espiritismo em todo o mundo. “Um levantamento recente constatou que em Americana tem de 25 a 27 centros espíritas. Inclusive, a maior casa espírita da cidade, o Seareiros de Jesus, tem uma frequência média de 600 pessoas por semana, envolvidas com o trabalho e o estudo da doutrina”, complementa Kim.
Segundo Kim, é importante destacar o trabalho de assistência social inspirado pelo espiritismo que as casas realizam em suas comunidades. “Podemos citar o Centro Espírita Paz e Amor, na criação do Seara, para portadores de alienação mental, o Lar Escola Monteiro Lobato, o Hospital André Luiz, o Lar da Mãe Esperança, que abriga jovens grávidas, o Lar das Meninas Vovó Antonieta, o Posto Avançado Dr. Bezerra de Menezes, que desenvolve amplo trabalho social no bairro Zanaga, e a Coasseje (Casa de Orientação e Assistência Social Seareiros de Jesus)”, acrescenta o vereador.
O Livro dos Espíritos
A obra foi publicada no dia 18 de abril de 1857, e escrita por Allan Kardec. Contou com a cooperação de dezenas de espíritos e de inúmeros médiuns, de diversas partes do mundo. A obra, criada sob a forma de perguntas e respostas, conta com 1019 destas perguntas e respostas, sendo dividida em quatro partes, que abordam as causas primárias, o mundo espírita ou dos espíritos, as leis morais e esperanças e consolações.
Texto: Maurício Vargas – MTB 46.948/SP
Foto: Luceli Jandotti
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro