0800- 7719701


Kim quer isenção da taxa do lixo para as propriedades cadastradas na coleta seletiva



O vereador Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT), protocolou na Secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei em que propõe a isenção da taxa de coleta de lixo aos proprietários e compromissários de imóveis que aderirem ao sistema de coleta seletiva realizado pelo município.
Atualmente, a coleta seletiva de Americana é realizada em todos os bairros. No entanto, segundo Kim, são poucas as residências que conhecem ou aderiram à separação dos recicláveis. A proposta do parlamentar tem o objetivo de conscientizar e incentivar a separação dos materiais reutilizáveis do lixo orgânico.
O autor do projeto explica que a Administração investe um valor considerável para enterrar matéria-prima, como papel, vidro, plástico e metal, e que por isso está criando um incentivo para que esses materiais retornem à cadeia produtiva, para serem reciclados.
“Além de evitar despesas com a locação de aterros sanitários e sua superlotação, estamos permitindo a aplicação dos recursos financeiros em áreas de maior relevância e interesse social, a exemplo da educação, segurança e saúde”, argumenta.
Na justificativa do projeto de lei, o vereador lembra que em Americana existem diversas famílias que garantem seus rendimentos mensais com a reciclagem. “São vários os benefícios da reutilização dos produtos. Um exemplo são os trabalhadores da Cooperlírios que separam, processam e comercializam os materiais reciclados coletados pela prefeitura”, conclui.
O projeto será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária.


Outras Notícias

Fique por dentro