0800- 7719701


Kim recebe diretores do Inceden para discutir a instalação das Ecovilas Sociais no RJ



O vereador Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT), recebeu na quarta-feira (24) os diretores do Inceden (Instituto Cultural de Eco-Desenvolvimento Nacional) do Rio de Janeiro para tratar da participação do município de Americana, através da Cooperativa Nacional da Habitação e Construção – Cooperteto, na implantação de um projeto habitacional modelo com responsabilidades socioambientais denominado "Ecovilas Sociais".
O vice-presidente do Instituto, Ricardo Medina, explicou que a execução deste plano implica em Concurso Nacional para Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos, junto a uma formação gradual de uma Rede Social da Cadeia Produtiva da Sustentabilidade. “Já estamos discutindo a implantação das primeiras Ecovilas Sociais, adaptando-os à cultura, ao ecossistema e ao clima do nosso Estado”, explica.
O vereador Kim disse a Cooperteto tem capacidade para orientar e atuar nesse empreendimento, pois ela está credenciada junto ao Ministério das Cidades e pode buscar recursos subsidiados junto a União para viabilizar o empreendimento social.
“Estamos acompanhando este projeto desde 2007 e não temos dúvidas do seu sucesso e importância, já que além de proporcionar moradia às famílias, oferecerá qualidade de vida para todos os moradores através do seu sistema de construção sustentável”, afirma Kim.
“Os modelos de Ecovilas Sociais a serem implantados deverão colaborar na desfavelização urbana e no o assentamento rural”, concluiu Medina.
A relação de parceria entre o Inceden e a Cooperteto teve início no evento "Brasil EcoShow", organizado e realizado pelo Instituto no município de Americana de 01 a 05 de junho de 2007. A Cooperteto foi uma das expositoras do evento, entre dezenas de entidades e outras iniciativas de sustentabilidade realizadas pela iniciativa privada e o poder público.
O Inceden
O objetivo do Inceden (Instituto Cultural de Eco-Desenvolvimento Nacional) é desenvolver um núcleo pragmático de estudos, pesquisas e qualificação em ecoeficiência, com o objetivo de abordar simultaneamente os aspectos ambientais, socioculturais e econômicos na construção e manutenção de infraestrutura ecossocial, além de trabalho e renda, na busca por resultados práticos socialmente inclusivos, rumo ao desenvolvimento sustentável.
“Nosso plano é socialmente inclusivo, traz dentre os seus benefícios o estímulo ao estudo e à pesquisa eco – sociocultural. Queremos viabilizar o acesso das classes sociais menos favorecidas às moradias dignas e, em simultâneo, ao conhecimento e à geração de trabalho e renda”, explicou o presidente do Inceden, Rogério Luiz de Souza Jahara.
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro